Tricolor paulista perde por 2 a 1 e fica em 2º lugar

Tricolor paulista perde e fica em 2º lugar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

O São Paulo tinha tudo para terminar a primeira fase do Paulistão com o sentimento de missão mais do que cumprida. Mas um tropeço na última rodada, neste domingo, no Gilbertão, colocou a perder algumas marcas alcançadas ao longo das outras 18 rodadas. Mesmo jogando melhor e pressionando o adversário, o Tricolor saiu derrotado contra o Linense, por 2 a 1, e acabou ultrapassado pelo Corinthians na classificação. Assim, na vice-liderança, pega o Bragantino nas quartas de final.

Para piorar, o time do técnico Emerson Leão perdeu boa chance de entrar parar a história do clube. Com 11 vitórias seguidas, igualou a sequência recorde tricolor (conquistada em 1943 e 1982), mas perdeu justamente no 12º jogo e terá se contentar em “dividir” a marca. Mais uma vez, o zagueiro-artilheiro Rhodolfo marcou de cabeça com assistência de Jadson, mas Paulo Miranda (contra) e Andrade marcaram para o Elefante.

Apesar da vitória, garantida com muito sofrimento, o time de Lins não conseguiu a vaga na Série D do Brasileirão e terminou na 11ª posição. Além de vencer, a equipe do treinador Pintado – que despediu-se do comando do time neste domingo – precisava que o Mirassol perdesse da Portuguesa e que o Paulista não vencesse o Bragantino. A Lusa perdeu por 4 a 2 e foi rebaixada. O Paulista venceu por 2 a 0.

Nas quartas, o São Paulo enfrenta o Bragantino, com mando a favor, em jogo único. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Data, horário e local de todos os jogos da próxima fase serão definidos em Conselho Técnico, nesta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol. O Linense deve disputar a Copa Paulista no segundo semestre.
São Paulo melhor, mas com Linense na frente

São Paulo e Linense precisavam da vitória no Gilbertão. As posturas das duas equipes, no entanto, eram diferentes na tentativa de fechar bem a primeira fase do Paulista. Enquanto o Tricolor priorizava a posse de bola, com calma nos avanços, o Linense apostava na correria de seus jogadores de meio e ataque. Em uma chance de bola parada, o time da casa acabou dando sorte e largou na frente no duelo até então aberto e equilibrado.

Luis Fabiano cometeu falta perto da grande área e foi para a barreira. Aos nove minutos, o volante Andrade, ex-Vasco, cobrou de longe, e a batida desviou justamente no Fabuloso. Pior para o goleiro Dênis, que saía para bloquear o canto direito. O goleiro voltou e se esticou, mas a bola entrou devagar no canto esquerdo.

O São Paulo criava mais, chegava com qualidade e o Elefante se segurava na defesa. Só faltava um pouco mais de calma ao Tricolor, atrapalhado pelo forte calor. Em um chute de longe, nasceu a jogada do primeiro gol.

Lucas, apagado, bateu firme e o goleiro Douglas espalmou para escanteio – um erro, sabendo da sintonia entre Jadson e Rhodolfo nos últimos jogos. Dito e feito. O camisa 10 levantou na cabeça do zagueiro, que subiu sozinho para marcar seu quinto gol nos últimos seis jogos, aos 23 minutos. Fabão, ex-são-paulino, falhou feio e só assistiu.

A virada só não veio na primeira etapa porque o Tricolor pecava no último passe, apesar de seguir rondando a área adversária. Em cobrança de falta, Denilson soltou a bomba e obrigou o goleiro Douglas a fazer defesa cinematográfica. Até que o São Paulo foi punido mais uma vez. Já aos 44 minutos, André Luiz fez linda jogada e invadiu a área são-paulina driblando pela direita. No cruzamento, Lenílson pressionou e Paulo Miranda acabou desviando para o próprio gol.

Pressão que não resolve

Para o segundo tempo, Leão acreditava que presença de área e faro de gol eram mais importantes que correria e posse de bola no setor ofensivo. Por isso, tirou o pouco incisivo Osvaldo e mandou Willian José a campo.

Mas o artilheiro do time na competição, com dez gols, não foi o bastante para superar o Linense – satisfeito com a vantagem de um gol e a primeira vitória sobre um grande na competição.

Com o time da casa recuado, o segundo tempo foi um bombardeio são-paulino. Luis Fabiano, que havia pedido para ser poupado, sentiu o cansaço e pouco ajudou. Os erros de passes ainda eram um problema e, apesar da posse de bola esmagadora, poucas jogadas de perigo foram criadas. Em uma delas, Fabuloso recebeu lindo lançamento na pequena área e enrolou-se com o goleiro Douglas. Pelas laterais, Piris ainda errava todos os cruzamentos e Cortez apoiava pouco.

A retranca do Linense ficou ainda mais evidente com a entrada do volante Ademir Sopa. Mesmo assim, o Tricolor tentava criar a maior parte das jogadas pelo congestionado meio-campo. Os zagueiros do time da casa não se envergonhavam em devolver no chutão para a defesa. Sem trabalho, Rhodolfo e Paulo Miranda jogavam quase sempre no círculo central. Aos 33, Rafinha invadiu a área driblando pela esquerda, cruzou e Willian José chegou tarde.

Mesmo que tivesse chegado ao empate, no entanto, de nada adiantaria - já que o Corinthians vencia com tranquilidade a Ponte Preta em Campinas. O São Paulo precisava da virada. No último minuto, Maicon ainda bateu de longe e o goleiro fez mais uma boa defesa, no último lance do jogo. Após 11 vitórias consecutivas, uma derrota fora de hora.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições