Candidato de Aécio, Lacerda vence no primeiro turno em Belo Horizonte

Candidato de Aécio, Lacerda vence no primeiro turno em Belo Horizonte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:10

Atual prefeito foi reeleito na capital mineira à frente de Patrus Ananias, candidato do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

A disputa para a Prefeitura de Belo Horizonte acabou neste domingo. Com mais de 95% dos votos apurados, o atual prefeito e candidato Márcio Lacerda (PSB), foi reeleito com mais de 52% dos votos. Na eleição que virou ensaio para a disputa eleitoral de 2014, o candidato apoiado pelos tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia superou o petista Patrus Ananias, que teve cerca de 40% dos votos válidos, apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma Rousseff.

Lacerda, que se elegeu prefeito em 2008 com uma chapa que reunia PT, PSDB e PSB, não conseguiu repetir a coligação neste pleito. O PT rompeu com o PSB em junho depois que o partido, que compõe a base aliada do governo Dilma, decidiu não fazer coligação proporcional na capital, atendendo aos interesses dos tucanos. Diante do quadro e com marcada interferência da presidenta, o PT reagiu, colocando Patrus na disputa para enfrentar o antigo aliado.

Dia dos candidatos

O candidato do PT, Patrus Ananias, chegou por volta das 10h30 na Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde é professor. Votou acompanhado pela esposa, Vera Ananias, e pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O candidato manifestou satisfação com a forma como a campanha foi conduzida e ainda esperava por um segundo turno.

Pouco depois das 11h foi a vez de Lacerda votar no Colégio Estadual Central, acompanhado do senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Nossa expectativa é a de ganhar no primeiro turno”, disse Lacerda. “Mas, qualquer que seja o resultado, vamos recebê-lo com humildade e continuar nosso trabalho pela cidade”, disse.

“É muito importante darmos continuidade, para que os bons projetos sejam concluídos”, acrescentou. Aécio Neves evitou fazer associações entre as eleições para a prefeitura e a presidencial. “Mineiro não pode entrar com o carro na frente dos bois”, disse.

Votação

A eleição de Belo Horizonte foi a mais bem sucedida de sua história, segundo avaliação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Antônio Carlos Cruvinel. Segundo ele, o sucesso do pleito se deve à harmonia como o processo transcorreu nas ruas, com poucas prisões por crimes eleitorais, e ao baixo número de urnas substituídas, cerca de 160 das 44.733 usadas em todo o estado.

“Nada prejudicou nossa programação. Tivemos apenas um pequeno número de irregularidades, que mostram, inclusive, uma tendência de, no futuro, não existir mais boca de urna. As eleições foram um sucesso e transcorreram com grande harmonia. Acredito que isso se deve às campanhas de conscientização do TRE, que funcionou muito melhor, na comparação com as anteriores”, disse o presidente do tribunal.

Antônio Carlos Cruvinel disse, ainda, que o número de urnas substituídas foi insignificante. “Podemos nos vangloriar de não termos feito nenhuma votação manual”, disse. “E, na capital, sem a menor dúvida, tivemos a melhor eleição já realizada”, acrescentou.

 

Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições