Costa depõe como testemunha de acusação contra Youssef e Cerveró

Justiça Federal de Curitiba encerra nesta sexta oitivas em seis processos. Encerrada essa fase, serão ouvidas testemunhas de defesa e réus.

Fonte: globo.comAtualizado: sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 às 10:21
Lava jato
Lava jato

A Justiça Federal de Curitiba deve encerrar nesta sexta-feira (13) os depoimentos das testemunhas de acusação arroladas em seis processos da sétima fase da Operação Lava Jato. É o décimo dia de oitivas comandadas pelo juiz Sergio Moro.

Entre as testemunhas está o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que depõe em processo em que o doleiro Alberto Youssef e Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, são réus no suposto esquema de pagamento de propina na estatal.

Além de Costa, também deve prestar depoimento o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, sócio de Youssef e apontado como braço direito do doleiro.

A audiência está prevista para as 11h e é fechada para a imprensa. São réus neste processo:

São réus neste processo:
Alberto Youssef (doleiro)
Fernando Antônio Falcão Soares (lobista conhecido como Fernando Baiano)
Julio Grein de Almeida Camargo (executivo da Toyo Setal)
Nestor Cunat Cerveró (ex-diretor da área Internacional da Petrobras)

O único dos réus que responde em liberdade é Julio Camargo

Encerrada essa fase, começam a oitivas das testemunhas de defesa e os interrogatórios dos 39 réus.

Os depoimentos fazem parte dos processos da sétima etapa da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, deflagrada em novembro e que culminou na abertura de seis ações penais contra executivos de empreiteiras, além de ex-diretores da estatal e pessoas acusadas de operar o esquema de pagamentos de propina.

Os executivos são ligados às empresas Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia, OAS, Camargo Corrêa e UTC. Segundo o Ministério Público Federal, as empreiteiras participaram do chamado “clube”, cartel formado pelas maiores construtoras do Brasil para garantir contratos com a Petrobras.

Delações
Youssef e Costa assinaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal para colaborar com a Justiça em troca de redução da pena. O conteúdo das delações foi divulgado pela Justiça Federal de Curitiba na quinta (12).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições