Dilma telefona para felicitar Obama e discute ampliação na relação econômica

Dilma telefona para felicitar Obama e discute ampliação na relação econômica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Presidenta falou com o colega durante dez minutos e parabenizou o colega pela reeleição

A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta quinta-feira para o presidente norte-americano, Barack Obama, e manifestou seu desejo de ampliar as relações comerciais entre os dois países. Após parabenizar o colega pela reeleição, Dima também aproveitou para combinar  uma reunião bilateral para discutir novos acordos econômicos.

"Durante a conversa, que durou 10 minutos, a presidente afirmou que a vitória (de Obama) foi importante para o Brasil e para o mundo\", dizia um comunicado oficial. A presidente expressou a seu colega americano sua intenção de trabalhar \"pela ampliação das relações entre os dois países, em especial nas áreas comercial e de investimentos\", acrescentou.

O presidente americano, por sua vez, \"agradeceu o telefonema\" e concordou com Dilma no desejo de \"fortalecer as relações\" entre os Estados Unidos e o Brasil, primeira e sexta economia do mundo, respectivamente.

Obama disse que estará focado em resolver os problemas fiscais dos Estados Unidos, mas que gostaria de se reunir com Dilma assim que possível, segundo o comunicado.

Barack Obama falou por telefone, nesta quinta-feira, com outros 13 líderes políticos além de Dilma Rousseff, entre eles o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu e o presidente egípcio, Mohamed Mursi, que o haviam felicitado após a sua reeleição na terça, informou a Casa Branca.

O presidente também conversou com as lideranças de Alemanha, França, Reino Unido, Arábia Saudita, Austrália, Índia, Turquia, e Colômbia, segundo seu gabinete.

\"Durante cada telefonema, ele agradeceu a seus colegas por sua amizade e por sua parceria. Ele também manifestou o desejo de manter uma cooperação estreita no futuro com esses países\", segundo a Casa Branca.

Os Estados Unidos são o segundo sócio comercial do Brasil depois de China.

Com AFP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições