Foto de Maluf com Lula foi o estopim para Erundina

Foto de Maluf com Lula foi o estopim para Erundina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Ricardo Galhardo

A foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi o estopim da explosão da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que disse estar revendo a decisão de ser candidata a vice e deflagrou uma crise na campanha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Erundina disse a integrantes da direção do PSB ter se sentido despretigiada por Lula, que se deslocou até a casa de Maluf hoje mas não foi à cerimônia de formalização de sua candidatura à vice de Haddad na sexta-feira, alegando recomendações médicas (ele passou fez uma biópsia e retirou um cateter na quarta-feira).

“Isso já demais”, disse Erundina, segundo uma fonte.

No início da tarde, antes da explosão de fúria de Erundina, colaboradores de Lula e dirigentes petistas disseram que a presença do ex-presidente foi uma exigência de Maluf para fechar o acordo.

Na manhã desta segunda-feira Lula vestiu um terno cinza, entrou mau humorado no carro oficial preto e, contrariando orientações médicas, rodou 24 quilômetros que separam seu apartamento em São Bernardo do Campo da mansão do deputado Paulo Maluf (PP-SP), no Jardim América, em São Paulo. Ela passou os 40 minutos da viagem calado.

Na casa de Maluf trocou poucas palavras, quase sussurros e posou para fotógrafos que se aglomeravam no portão da garagem. Assim que o portão foi fechado Lula dispensou delicadamente a feijoada oferecida pelo anfitrião alegando restrições de saúde, entrou novamente no carro oficial e voltou para São Bernardo.

Lula ficou pouco mais de 10 minutos na casa de Maluf. “Pelo que me recordo foi a primeira vez que ele esteve lá em casa”, disse o deputado.

Para o deputado de 80 anos, que não pode sair do Brasil por causa de um pedido de prisão internacional e vê seu poderio político declinar a cada eleição, uma foto ao lado de Lula dentro de sua casa teria mais valor do que secretarias num futuro governo Haddad ou cargos de segundo escalão no Ministério das Cidades, comandado por seu próprio partido.

O ex-prefeito negou ter feito a exigência mas um colaborador próximo confirmou: “Maluf não tem mais grandes ambições políticas. Para ele o que vale é a biografia”.

 

Leia também:  GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições