Henrique Eduardo Alves,do PMDB, é eleito presidente da Câmara

Henrique Eduardo Alves,do PMDB, é eleito presidente da Câmara

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

Henrique Eduardo Alves_presidente da CamaraCom apoio do governo e da base aliada, PMDB agora tem o comando do Congresso; assim como Renan, eleito presidente do Senado na sexta, deputado também foi alvo de denúncias

Parlamentar mais antigo da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito nesta segunda-feira presidente da Casa para um mandato de dois anos. Ele obteve 271 votos. A eleição de Alves, que teve o apoio do Planalto e dos partidos da base aliada, coloca o Congresso sob o comando do PMDB. Na sexta-feira, o Senado elegeu o peemedebista Renan Calheiros (AL), que volta à presidência cinco anos após renúncia.

Uma das primeiras tarefas de Alves será apaziguar os ânimos após o racha no PMDB com a escolha do líder do partido. Aliados de Eduardo Cunha (RJ), que saiu vitorioso, e do derrotado Sandro Mabel (GO) admitiram que a disputa interna poderia ter efeitos colaterais. Assim como Renan, Alves também foi alvo de suspeitas. A empresa de um de seus assessores foi beneficiada por emendas parlamentares do próprio Alves. O assessor pediu demissão do cargo.

Intitulando-se o primeiro a se lançar contra a \"candidatura única\", o deputado do PSB lembrou que a ausência de disputa não permite o debate, a essência do parlamento. Júlio Delgado criticou a intenção do peemedebista de encontrar uma solução para os milhares de vetos presidenciais que se acumulam na pauta. Segundo o socialista, essa é uma pauta do Congresso e não da Câmara dos Deputados. \"Está se atribuindo à Câmara uma pauta que é do Congresso Nacional\", ponderou.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) em sua fala disse esperar os votos de “todos os deputados que estão cansados de um Parlamento que só cuida do pequeno e esquece o interesse geral”. Segundo ele, a Câmara tem priorizado a votação de propostas de interesse pessoal em detrimento dos projetos que beneficiam a população.

Chico Alencar afirmou que o Legislativo não poderá fiscalizar com isenção o Executivo se Câmara e Senado elegerem presidentes do PMDB, aliado do governo.

Discurso de despedida

Em seu discurso de despedida do comando da Câmara, o deputado Marco Maia (PT), defendeu a importância Poder Legislativo para o País. “Não há teórico que não reconheça que, por meio da deliberação coletiva de propostas, é possível aprovar mudanças que têm impacto na melhoria do cotidiano da população”, disse. Segundo ele, o Parlamento é a maior expressão da vontade popular.

Com Agência Estado e Agência Câmara


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições