Pelo menos nove ministros devem deixar cargos para concorrer

Pelo menos nove ministros devem deixar cargos para concorrer nas eleições

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
eleições
As eleições de outubro farão com que pelo menos nove dos 39 ministros do governo Dilma Rousseff deixem os cargos para disputar uma vaga em seus estados. A presidente deverá oficializar a saída dos ministros nas próximas semanas, em meio à reforma ministerial que vem sendo costurada com os partidos aliados.
 
Segundo determina a legislação eleitoral, ministros que queiram disputar uma vaga de governador, deputado ou senador precisam se "desincompatibilizar" do cargo até o início de abril, seis meses antes da data do pleito, que este ano será em 5 de outubro.
 
O objetivo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é dar "maior lisura ao processo eleitoral, impedindo que o candidato se utilize da função em benefício de sua candidatura". Apesar de ainda terem um prazo de pouco mais de três meses, vários titulares devem antecipar a saída para organizar suas campanhas.
 
Esse é o caso de um dos braços-direitos da presidente no Palácio do Planalto, a ministra Gleisi Hoffmann. Ela deixará a chefia da Casa Civil, onde está desde junho de 2011, para disputar o governo do Paraná pelo PT.
 
Gleisi deverá começar a passar o comando da pasta para seu substituto – o atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante – já nesta sexta-feira (24), segundo informou o blog da Cristiana Lôbo.
Outros três ministros vão concorrer ao governo de seus estados. Alexandre Padilha, da Saúde, vai deixar a pasta que comanda desde o início da gestão Dilma para disputar o comando do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Fernando Pimentel (do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que também é ministro há três anos, deverá se candidatar ao governo de Minas Gerais e Marcelo Crivella, ministro da Pesca e Aquicultura desde março de 2012, pode concorrer ao governo do Rio de Janeiro.
 
Dois ministros gaúchos devem concorrer a deputado federal: Pepe Vargas, que comanda o Desenvolvimento Agrário desde março de 2012, e Maria do Rosário, chefe da Secretaria de Direitos Humanos há três anos. Outra possibilidade é de que ambos concorram ao Senado.
 
Outros três ministros disputarão uma vaga na Câmara dos Deputados. Aguinaldo Ribeiro (Cidades), à frente da pasta desde fevereiro de 2011, pela Paraíba; Gastão Vieira (Turismo), empossado em setembro de 2011, pelo Maranhão. Antônio Andrade (Agricultura), no ministério desde março de 2013, pode concorrer a deputado ou vice-governador de Minas Gerais.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições