15,4% dos voos sofreram atrasos, diz Infraero

15,4% dos voos sofreram atrasos, diz Infraero

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O índice de voos domésticos atrasados nos principais aeroportos brasileiros caiu para 15,4% às 9h desta terça-feira (3). Segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 605 voos programados desde a 0h, 93 sofreram atrasos e 23 foram cancelados (3,8% do total). Às 7h, os atrasos atingiam 19,1% dos voos domésticos.

Trinta e seis voos internacionais estavam marcados no período entre as 0h e as 9h. Desse total, quatro atrasaram (11,1%) e um foi cancelado (2,8%).

Entre as 226 operações da companhia aérea Gol, no mesmo horário, 76 atrasaram (33,6%) e 18 foram canceladas (8%).

Aeroportos

Em Brasília, dos 22 voos programados, dois atrasaram (9,1%) e nenhum foi cancelado.

No Aeroporto do Galeão, no Rio, das 30 operações marcadas, oito atrasaram (26,7%) e quatro foram canceladas (13,3%). No terminal Santos Dumont, não houve registro de atrasos e três voos foram cancelados (8,1%), entre os 37 previstos. No Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, entre os 50 voos, dois atrasaram (4%) e cinco foram cancelados (10%). Em Guarulhos, de 50 voos programados, dez atrasaram (20%) e um foi cancelado (2%).

Atrasos

Na segunda-feira, passageiros enfrentaram filas e transtornos em vários terminais do país. De acordo com a Infraero, os problemas começaram com atrasos de voos da companhia aérea Gol. Até as 22h, 25,8% dos voos nos principais aeroportos ocorreram fora do horário. Em nota divulgada na segunda, a Gol informou que os atrasos foram reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A assessoria da Gol disse ainda que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. E, além disso, houve aumento no movimento por causa do fim das férias escolares.

Queixas

Na segunda-feira, os juizados especiais instalados em cinco aeroportos do país registraram pelo menos 84 queixas de passageiros. Foi o primeiro dia de atrasos significativos após a instalação dos juizados, há uma semana, nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que sua ouvidoria analisa uma reclamação do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) com 520 denúncias trabalhistas, a maioria por descumprimento de escalas de voo. A agência diz que recebeu o documento há duas semanas, em 15 de julho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições