50 pessoas passam a noite em frente o Palácio dos Badeirantes

50 pessoas passam a noite em frente o Palácio dos Badeirantes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07
palacio dos bandeirantes
Cerca de 50 manifestantes passaram a madrugada desta terça-feira (18) na frente do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, localizado no Morumbi, Zona Sul da capital paulista. O grupo se concentrou na portaria 2. Contingente da Polícia Militar (PM) mantém o complexo e a área ocupada vigiados. Não houve confusão durante a noite.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Morumbi (sentido Santo Amaro) está interditada a partir da Rua Sargento Gilberto Marcondes Machado. Por volta das 6h30, havia uma fogueira na via. Um desvio foi montado na Rua Dom Paulo Pedrosa. O tráfego era intenso na região.
 
Houve confronto na frente do Palácio dos Bandeirantes na noite de segunda-feira (17), o quinto protesto desde o aumento das tarifas de transportes em São Paulo. Um grupo de manifestantes conseguiu arrombar a portaria 2 por volta das 23h. A polícia reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta.
A avaliação do governo do estado é que a estratégia de estabelecer um diálogo entre a Secretaria de Segurança e os líderes do movimento funcionou com perfeição, resultando em uma manifestação tranquila em praticamente todo o trajeto, informou o Bom Dia São Paulo.
 
Fracassou, portanto, segundo o Palácio dos Bandeirantes, a tentativa de uma minoria de usar ações violentas para criar distúrbios e desvirtuar a manifestação. O governo do estado disse que reconhece que o protesto a cada dia ganha força e que espera os acontecimentos para compreender a demanda dos manifestantes. Com relação à tarifa da passagem do Metrô, a princípio, ela não cai e segue em R$ 3,20.
 
Destino da manifestação
A sede do governo paulista foi um dos destinos dos manifestantes. O tumulto começou cerca de uma hora e trinta minutos depois de a passeata chegar ao local. Sob gritos de "o Palácio é nosso", os manifestantes pediam para que a entrada fosse liberada. A polícia apenas acompanhava, do lado interno, as manifestações.
 
Ainda antes do portão ser arrombado, rojões foram jogados pelos manifestantes e a entrada foi forçada. Neste momento, líderes do movimento tentavam pedir calma ao grupo. Em conversa com um representante da PM, chegou a ficar acordado que uma comissão seria recebida no Palácio.
Entretanto, a negociação não foi concretizada. Parte do grupo discordava do combinado e forçou a entrada, arrombando o portão. A PM reagiu lançando bombas e conseguiu dispersar o grupo e fechar a portaria. Por volta das 23h30, jovens interditavam uma das esquinas da Avenida Morumbi com uma fogueira e foram dispersados pela PM com bombas.
 
Nas imediações, um ônibus teve um vidro quebrado e foi pichado. Xingamentos contra o governador e palavras de ordem foram pichadas no portão 2
Cerca de meia hora depois do tumulto, novamente manifestantes se concentraram em frente à portaria do Palácio, onde também acenderam uma fogueira.
 
Manifestação
O quinto dia de protestos começou com a reunião de milhares de manifestantes no fim da tarde, no Largo da Batata. Cerca de 65 mil pessoas participaram do ato, segundo estimativa da PM.
Após os manifestantes se dividirem pela capital paulista, ao menos 3 mil pessoas chegaram ao Palácio dos Bandeirantes, de acordo com balanço da polícia às 22h. Apesar do confronto no Palácio, não foram registrados incidentes em outros pontos da capital paulista.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições