A luta agora é por justiça, diz mãe de adolescente morto em SP

A luta agora é por justiça, diz mãe de adolescente morto em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Cerca de 200 pessoas acompanharam na manhã desta quinta-feira (5) o enterro do adolescente Jonathan Felipe dos Santos, que desapareceu em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na semana passada e teve seu corpo encontrado na terça-feira (4). Muito abalados, familiares e amigos do menino não conseguem entender porque o jovem, que trabalhava e não tinha envolvimento com crime ou drogas, foi assassinado.

“Quero justiça. A luta agora é por isso. Peço por favor para que quem viu ele ser levado faça um retrato falado”, disse a mãe do jovem, Ana Maria de Souza Santos. O corpo do adolescente foi enterrado por volta das 10h no cemitério municipal da cidade. Um dos tios do menino Ademar Santos, leu uma faixa na qual a família chamava Jonathan de anjo. “Agradecemos o privilégio de ter vivido com você esses 15 anos”, disse ele. O adolescente sumiu na sexta-feira (30), no Centro de Itapecerica da Serra. Ele estava com outro tio no local. O parente saiu para ir ao banco e, quando voltou, Jonathan tinha desaparecido. Testemunhas relatam que o garoto foi abordado e levado por dois homens que disseram ser policiais. Câmeras de segurança da Prefeitura de Itapecerica da Serra filmaram o momento em que o jovem foi levado. Entretanto, ainda não foi possível identificar os suspeitos.

“Ele era um menino trabalhador, que acreditava na vida, muito interessado, que dava idéias, era inteligente”, disse outro tio do adolescente, Adeíldo Souza da Silva. “Foi muito cruel, devem ter confundido ele com um bandido, porque pegaram para executar. Se ele tivesse envolvimento com algum problema, éramos os primeiros a falar, mas ele não tinha, não devia nada.”

O corpo do jovem foi encontrado enterrado em uma propriedade rural na divisa de São Paulo com Embu-Guaçu, na região metropolitana, com seis perfurações no rosto. Ele estava com uma das mãos amarradas e com a mesma roupa que vestia no dia que desapareceu – uma camiseta do local onde trabalhava. Segundo a família, ele trabalhava como ajudante de pedreiro e tinha o sonho de montar uma pizzaria. “Eu o ensinei a fazer pizza, a trabalhar, a fazer as coisas que eu gosto. A gente corria junto, como é que eu vou seguir agora? Ele era como um filho para mim”, disse o tio do garoto.

Na quarta-feira, após a identificação do corpo como sendo do filho, a mãe de Jonathan disse acreditar que ele foi confundido com outra pessoa. “Eu creio que confundiram meu filho com outra pessoa. Ele é um menino sossegado, que trabalha com os tios, não tem motivos para suspeitar dele”, afirmou Ana Maria.

Investigação

A polícia investiga a hipótese de execução. “O que temos conhecimento é que [os homens] estariam perseguindo um autor de um furto”, afirmou a delegada Elisabete Sato, divisionária do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “O comentário é que ele foi abordado por seguranças”, disse. Segundo ela, não está descartada a possibilidade de serem policiais. O furto ocorreu em um mercadinho da região.

A delegada afirma que não há, por enquanto, informações que liguem o jovem a crimes. “Tudo indica que se tratava de um excelente rapaz. As informações que temos até esse momento são de que ele era um rapaz normal, tranquilo”, disse Elisabete. O tio que estava com Jonathan no dia do desaparecimento disse que ele era “uma criança de 15 anos”. “A gente se revolta, não tem como. Não sabemos quem pegou, se foi polícia ou bandido. Mas quem foi tem que estar na cadeia. Tem que tirar esse monstro da rua”, afirmou Ademar Santos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições