Ação para dispersar protesto contra aumento de tarifa foi 'técnica', diz PM

Ação para dispersar protesto contra aumento de tarifa foi 'técnica', diz PM

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

A Polícia Militar de São Paulo afirmou nesta sexta (18) que a atuação da corporação para dispersar cerca de 500 manifestantes que protestavam contra o aumento da tarifa de ônibus na capital na tarde de quinta (17) foi “técnica e dentro dos procedimentos operacionais”. O confronto deixou feridos um PM, um GCM e um manifestante, de acordo com a PM.

“A imagem choca, mas a atuação da polícia foi técnica, dentro dos procedimentos operacionais e mobilizando recursos tecnológicos. Eventuais excessos individuais podem ter ocorrido. Por isso, foi instaurado um inquérito militar para apurar”, afirmou o capitão Emerson Massera ao G1 .  

  De acordo com o capitão Amarildo Garcia, do 45º Batalhão da PM, a polícia já tinha tomado medidas preventivas para que os manifestantes pudessem realizar o protesto contra o aumento de R$ 2,75 para R$ 3. “Por volta das 17h, começou uma incitação mais calorosa, mais incisiva da parte dos manifestantes. Foram feitas advertências, mas não surtiram efeito”, afirmou.

A PM avalia que 40 rojões tenham sido utilizados pelos manifestantes.No começo, segundo o capitão Garcia, os rojões eram lançados diretamente contra a Prefeitura. “Nós advertimos que rojões não são instrumentos de democracia, mas não teve resultado”, disse. Em determinado momento, os policiais também viraram alvo dos manifestantes.  

“A polícia estava lá para garantir a ordem. Houve a quebra da ordem e, por isso, houve a intervenção da PM, mas a intervenção foi escalonada, de acordo com a necessidade. Mas começaram a depredar o patrimônio público, prejudicar o direito de ir e vir das pessoas, impedir o tráfego”, disse o capitão. Ele afirmou que os manifestantes tentaram invadir o prédio.

Quanto ao manifestante que teve de ser hospitalizado, Garcia afirmou que ele era um dos mais exaltados. “Ele tentou atacar um PM pelas costas. Ele era muito forte e grande e estava muito agressivo”, contou. O capitão disse que o manifestante foi dominado inicialmente por um GCM. Ele não soube dizer em qual momento o jovem se machucou.

O major Marcel Soffner ressaltou que alguns manifestantes usavam lenços para cobrir o rosto. “Quem vai com o rosto coberto quer fazer manifestação democrática?”, questionou.

O major declarou aind que, em uma situação de conflito, “o canal adequado é se dirigir ao comando da tropa e não se colocar na frente dela”. “Se ela está atuando, é porque já se esgotaram todas as tentativas”, declarou. O capitão Massera destacou que a PM vê a manifestação pública como uma forma de “externar a democracia desde que seja pacífica” e defendeu que a polícia tem experiência para acompanhar manifestações. Só no mês de fevereiro, aconteceram 75 manifestações na capital paulista, sendo 23 delas na última semana.

Manifestantes

O sociólogo Marco Magri, do Movimento Passe Livre, que participa do Comitê de Luta Contra o Aumento, disse que integrantes do comitê acertaram uma “reunião de negociação” para discutir uma redução na tarifa com um representante da Secretaria de Transportes. Segundo ele, o encontro foi marcado durante uma audiência pública realizada no último sábado (12). No entanto, a reunião não aconteceu.

Como protesto, seis integrantes do movimento se acorrentaram às catracas da Prefeitura , por volta do meio-dia. Eles só deixaram o prédio à noite.

“A imagem do manifestante imobilizado ilustra um dia inteiro de falta de diálogo e de recusa de negociação da parte da prefeitura. É inadmissível que por causa de um rojão (os policiais) tenham agido assim com os manifestantes”, afirmou.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, o manifestante ferido no confronto segue internado no Hospital Servidor Público. “O seu quadro é regular, mas estável”, segundo a assessoria de imprensa.

Um inquérito foi instaurado também no 1º Distrito Policial, na Sé, na região central da capital.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições