Acesso a quatro comunidades rurais isoladas em Teresópolis é liberado

Acesso a quatro comunidades rurais isoladas em Teresópolis é liberado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O acesso a quatro comunidades rurais de Teresópolis foi liberado após quase uma semana de isolamento após o temporal que destruiu a região serrana do Estado do Rio de Janeiro e causou centenas de mortes. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro.

As localidades de Prates, Campo Lindo, Brejal e Cuiabá já estão acessíveis e a expectativa é que as estradas vicinais para as áreas rurais de Rio Preto, Andradas, Vale Alpino e Pessegueiras sejam desobstruídas ainda nesta quarta-feira. A equipe da secretaria trabalha em parceria com o Exército na montagem de uma ponte móvel em Sebastiana, no município. Cerca de 40 máquinas atuam em Nova Friburgo, no Vale das Andorinhas, que está isolado.

No município de Sumidouro as equipes se dividem entre as localidades de Campinas, Conquista e Três Córregos, enquanto em Bom Jardim as máquinas trabalham na comunidade rural de São Domingos e na liberação da ponte de acesso ao município.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, até o final da semana as equipes vão chegar a todos os sete municípios atingidos pela tragédia. – Esta semana devemos chegar a São José do Vale do Rio Preto, seguindo através de Sapucaia ou Ponte Nova. Também vamos colaborar com as prefeituras de Petrópolis e Areal para que os agricultores possam escoar suas produções.

O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro dia 11 deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.

Na sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com muitos feridos. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pelo resgate de mais sobreviventes e localização de corpos.

Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.

- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado também que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições