Acusados de matar diretor da Friboi são condenados em SP

Acusados de matar diretor da Friboi são condenados em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

Os acusados de matar o diretor executivo do grupo JBS Friboi, o empresário Humberto de Campos Magalhães, foram condenados, nesta quinta-feira (7). O 5º Tribunal do Júri de São Paulo condenou Paulo dos Santos e Osmar Gonzaga Lima, que já estão detidos, a 20 anos de reclusão. Eles teriam sido contratados para executar Humberto. A ordem de matar o empresário teria vindo da ex-mulher dele, Giselma Carmem Campos Carneiro Magalhães.   O processo do assassinato foi desmembrado e não existe data prevista para o julgamento da ex-mulher do empresário, acusada de ter contratado os pistoleiros para executá-lo. Giselma diz ser inocente e responde ao processo em liberdade. O Superior Tribunal Federal (STF)  concedeu um habeas corpus a ela, segundo o advogado de defesa, Ademar Gomes.

O crime ocorreu em 4 de dezembro de 2008. O empresário de 43 anos foi assassinado a tiros na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com a sentença, a ex-mulher do empresário idealizou o assassinato, contratou um irmão dela para executá-lo e lhe forneceu um telefone celular para atrair a vítima. O irmão de Giselma contratou Osmar, que convidou Paulo a participar do crime. A ex-mulher do empresário e o irmão dela ainda não foram julgados.

Giselma ficou presa preventivamente por um ano e seis meses na Penitenciária Feminina de Santana, na Zona Norte da capital. Ao ser libertada, em setembro de 2010, ela afirmou ao G1 que era inocente e disse ter sido vítima de um complô.

“Meu irmão teve uma discussão com Humberto. Soube que ele teria dito que atirou no meu ex-marido após isso. Mas quando vi meu irmão no DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa], ele estava com o rosto machucado [na época, a polícia negou qualquer agressão ao suspeito]. Depois soube que ele teria dito que eu mandei ele e outro homem matar meu marido. Isso não é verdade. Eu jamais faria isso com uma pessoa que eu sempre amei muito. Uma pessoa com quem vivi durante muito tempo e uma pessoa que fazia tudo por mim”, declarou em setembro de 2010.

O que dizem os advogados de defesa

O advogado de Osmar Gonzaga Lima, Vicente José da Silva, informou que deve entrar com uma apelação.“Ele foi condenado só por confissão, sem provas materiais”, afirmou. Na época em que prestou depoimento, ele não foi assistido por um advogado, segundo Silva. Ele está detido no Centro de Detenção Provisória da Vila Prudente.

Já a advogada de Paulo dos Santos, Neide Marzocca Saldanha da Gama, informou que o seu cliente não optou por não recorrer da sentença. Ele está preso no Centro de Detenção Provisória da Vila Independência.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições