Aeroportos no Rio operam apenas com auxílio de instrumentos

Aeroportos no Rio operam apenas com auxílio de instrumentos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Os aeroportos Santos Dumont, no Centro do Rio, e Tom Jobim, na Ilha do Governador, operam apenas com o auxílio de instrumentos na manhã deste sábado (14), segundo o balcão de informações da Infraero.

Ainda de acordo com a Infraero, houve três voos de chegada vindos de São Paulo cancelados no Santos Dumont e não há registro de atrasos.

No Tom Jobim, não há atrasos nem cancelamentos, segundo o balcão da Infraero.

Na noite de sexta-feira (13), os atrasos e cancelamentos de voos no Santos Dumont provocaram grandes filas no saguão de embarque do terminal. Sem poder deixar a cidade, passageiros que pretendiam seguir para São Paulo tiveram que esperar por até mais de cinco horas por um voo.

No balcão da TAM, companhia que registrou o maior número de cancelamentos, centenas de pessoas buscavam informações e tentavam, de alguma forma, remarcar o seu voo. Muitos só vão conseguir embarcar no sábado (14). Também hove problemas com passageiros da TAM em São Paulo , que não conseguiam embarcar para o Rio.

Neste sábado, o primeiro voo da TAM vindo de Congonhas pousou no Santos Dumont às 7h16, segundo a Infraero.

Saguão do Santos Dumont ficou lotado na noite de sexta-feira (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

  Gritaria, revolta e insatisfação. Muitos passageiros tiveram compromissos cancelados ou perdidos por causa do problema. É o caso do gerente de projetos José Carlos Daguano, de 48 anos, que perdeu um aniversário de um parente que estava marcado para esta sexta-feira. Sem opção, ele, que mora em São Paulo, teve que seguir para um hotel.

“É um verdadeiro descaso o que fazem com a gente. Estou aqui desde as 18h e até agora o que ouvimos é que foi suspenso, mais nada. Eu tinha um compromisso, que certamente não era importante para eles, mas muito para mim. A gente vê essa situação nos dias normais, quem dirá na Copa ou nas Olimpíadas”, disse, se referindo às competições que acontecerão no Rio.

Compromissos adiados

Já a especialista em marketing Paula Santana, de 25 anos, afirmou que já perdeu as esperanças em conseguir experimentar o seu vestido de noiva, cuja primeira prova está marcada para as 7h de sábado. Com o voo cancelado, ela disse que já tinha enfrentado um problema parecido pela manhã, quando embarcou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

“Eu já previa isso. Parece que é brincadeira. Eu moro em São Paulo e vim para o Rio a trabalho. Lá em São Paulo eu já tinha enfrentado atrasos. Eu já estou cansada. Não terei espírito para experimentar o vestido mais importante da minha vida. Só me resta aguardar, infelizmente”, contou a jovem, cujo voo estava previsto para as 20h45 desta sexta-feira.

O cancelamento dos voos também fez com que a advogada Carla Gayoso Nadaes, de 43 anos, perdesse a sua aula de pós-graduação, que acontece a cada 15 dias em São Paulo. “Eu moro no Rio e não poderia perder essa aula. Meu voo estava previsto para as 16h45, depois remarcaram para as 19h10, e até agora nada. Da outra vez foi a mesma coisa”, disse.

Mau tempo fecha aeroporto

De acordo com a Infraero, um forte vento que atingiu a região do aeroporto na parte da tarde suspendeu as operações de pousos por cerca de uma hora. Alguns voos chegaram a ser transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no subúrbio. Os voos só voltaram a pousar no Santos Dumont às 17h48.

Passageiros que seguiam para São Paulo tiveram voos remarcados (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

  Mesmo após a reabertura do aeroporto, a TAM, segundo a Infraero, ficou sem operar. Por volta das 20h, seis voos da ponte aérea tinham sido cancelados, segundo o site da empresa. Os passageiros foram acomodados em hotéis e tiveram os voos remarcados. Aviões com destino a outras cidades também atrasaram.

Em nota oficial, a TAM informou que, "devido à operação intermitente do aeroporto Santos Dumont causada por mau tempo, alguns voos da ponte aérea foram reprogramados para amanhã (dia 14)". Segundo a companhia, a remarcação das passagens não será cobrada.         

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições