Agentes fazem mutirão de combate à dengue no Centro de SP

Agentes fazem mutirão de combate à dengue no Centro de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:20

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo realizaram na manhã desta sexta-feira (25) um mutirão de combate à dengue no Bom Retiro, no Centro de São Paulo. Em 2011, o bairro registrou, até outubro, 112 casos da doença. O arrastão começou na Rua Gabriela Sá Barbosa, nas proximidades da Estação Tiradentes do Metrô.

O objetivo da mobilização é alertar a população paulista e evitar que a dengue retorne com força no verão. Por todo o estado foram programadas diversas atividades, com foco na remoção dos chamados materiais inservíveis, como latas, frascos, garrafas, plásticos, entulhos e pneus velhos, que podem servir de abrigo para o mosquito da dengue.

A dengue pode ser fatal, mas não pode ser transmitida de uma pessoa para a outra. Os sintomas às vezes se confundem com os da gripe. Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta, fraqueza, dor no corpo e nas juntas, dor de cabeça, dor nos fundo dos olhos. A dengue hemorrágica ainda traz outros sintomas: dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão.

Prevenção

Para evitar a propagação da dengue é necessário eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Entre as dicas estão:

- Preencher vasos de plantas com areia;

- Guardar com a boca para baixo as latas, baldes, pote e outros frascos;

- Manter as caixas d'água fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;

- Tratar a piscina com cloro;

- Guardar os pneus em locais cobertos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições