Alckmin critica governo e defende item polêmico do Código Florestal

Alckmin critica governo e defende item polêmico do Código Florestal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu, nesta quarta-feira (25), que deve caber aos estados decidir sobre as áreas de preservação permanente (APPs) e criticou o que chamou de “centralismo” por parte do governo federal. O item polêmico foi aprovado nesta madrugada junto ao novo Código Florestal, na Câmara dos Deputados, como o principal ponto de divergência entre o governo federal e os parlamentares.

“Não deve a União fazer o que os Estados podem fazer”, disse Alckmin. “República federativa no papel. O Brasil não é uma federação. É o sistema mais centralizado que existe. Isso não funciona, só em país pequenininho. É preciso descentralizar, fortalecendo o governo local”, criticou o governador durante o BIOSforum, encontro de governadores para discutir oportunidades sustentáveis na capital paulista.

O governo federal é contra a proposta porque quer exclusividade para definir as atividades permitidas em APPs. O novo código vai agora ao Senado, que poderá alterar os pontos polêmicos. Caso haja mudança em relação ao aprovado na Câmara, os deputados voltam a analisar o texto. Depois, o código vai à sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem a prerrogativa de vetar o texto parcial ou integralmente.

“Eu diria que trazer segurança jurídica é importante, não sou favorável a nenhum tipo de anistia e do que depender do estado de São Paulo, nós vamos trabalhar pela sustentabilidade, disse Alckmin, referindo-se a outra controvérsia do código. Na visão de governistas, a emenda pode abrir uma brecha para que os estados anistiem agricultores que já ocupam áreas de preservação.

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), afirmou que o veto seria uma medida “atávica e burra”. “Nós é que conhecemos a nossa casa. Quem tem fé no taco, não tem medo de dividir o poder. Como aplicar a mesma regra para o Pará e para Santa Catarina? Faço um apelo para que não vetem”, disse.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse que a aprovação do projeto foi uma demonstração da desarticulação da base governista no Congresso. Para ele, a bancada do agronegócio está entrosada e tem defendido seus interesses. “Nós percebemos essa articulação do agronegócio, ao mesmo tempo em que se percebe uma falta de entrosamento do governo”, afirmou.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições