Alckmin culpa chuva por transbordamento de rios

Alckmin culpa chuva por transbordamento de rios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), culpou a intensidade da chuva de segunda-feira (28) pelo transbordamento do rio Tietê e do córrego Aricanduva. Após evento nesta terça-feira (1º) na capital paulista, ele disse que a falta de piscinões e a ocupação histórica das áreas de várzea também podem ser responsabilizadas pelas inundações. Como medida para tentar evitar situações semelhantes, Alckmin anunciou a publicação nesta sexta-feira de edital para a retirada de 2,7 milhões de metros cúbicos de detritos da calha do rio Tietê.

A iniciativa faz parte de um pacote anunciado no começo do ano, no valor de R$ 800 milhões, para combater as enchentes em São Paulo. A expectativa do governo é a de que o desassoreamento do rio comece em maio. 

- Vai ser bom porque vamos pegar o período da seca, quando o trabalho rende muito mais.

Ele reafirmou ainda que neste ano está programada a retirada de 1,5 milhão de metros cúbicos de resíduos da calha do rio Pinheiros, como parte do plano anunciado também no começo do ano. Alckmin antecipou que está em estudo um aumento do bombeamento das águas do Pinheiros para a represa Billings em dias de chuva forte.

O governador prometeu ainda entregar até o fim do ano o piscinão de Olaria, na Bacia do Pirajuçara, e lançar o edital do piscinão Jaboticabal, na divisa entre as cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano e São Paulo.

No evento, o governador voltou a defender a remoção de famílias das áreas de várzea.

- A rigor, as várzeas não poderiam ter sido ocupadas. Não existe mais várzea. O remendo da várzea moderna é o piscinão, porque ele segura a água e, após a tempestade, ela retorna aos rios por bombeamento.

Alckmin afirmou esperar a aprovação ainda neste primeiro semestre de financiamento de US$ 200 milhões, por meio do Bird (Banco Mundial), para a recomposição da várzea do rio Tietê.

- Mas só isso não é suficiente. É preciso fazer mais reservatórios e mais piscinões.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições