Após forte chuva, Itaóca tem 12 desaparecidos

Após forte chuva, Itaóca tem 12 desaparecidos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
chuvas fortes
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou, no fim noite desta segunda-feira (13), que 83 famílias foram afetadas pelo temporal que atingiu Itaóca, no interior de São Paulo. Segundo o boletim mais recente, 332 pessoas estão desalojadas e nove famílias ficaram desabrigadas após a enchente.
 
Os desabrigados e os desalojados foram levados para a Escola Municipal Elias Lages de Magalhães. Ainda segundo a Defesa Civil, oito pessoas morreram e outras 12 estão desaparecidas. Para fazer as buscas, a Polícia Militar conta com 15 bombeiros, quatro cães farejadores e cinco viaturas.
 
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marcos Aurélio, está na cidade prestando assistência aos afetados. O objetivo da Defesa Civil é instalar, ainda nesta terça-feira (14), um Posto de Comando Unificado, que ficará no Fundo Social do Município.
A Defesa Civil  já disponibilizou materiais de ajuda humanitária e está enviando uma segunda remessa, que sai de São Paulo e Registro. Os municípios vizinhos, como Apiaí e Ribeira disponibilizaram caminhões e retroescavadeiras para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. Já a Sabesp está fornecendo água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
 
Temporal
As chuvas que causaram estragos em Itaóca e nas cidades vizinhas começaram no início da noite do domingo (12) e se prolongaram durante boa parte da madrugada. Um dos rios que corta o município de 3 mil habitantes chegou a transbordar e afetou pelo menos 100 casas, que tiveram de ser desocupadas.
 
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, João Batista Belizário, o Rio Palmital transbordou na noite de domingo (12) e causou a enchente. A cidade ficou sem luz, e a Prefeitura ainda contabiliza os estragos.
De acordo com Belizário, o número de mortos pode ser ainda maior. "Duas pessoas morreram quando um carro rodou em uma ponte e caiu dentro do rio. Várias outras morreram no bairro Guarda Mão. As casas foram arrastadas pela chuva com os moradores dormindo dentro delas", conta.
 
No início da manhã, o prefeito da cidade, Rafael Rodrigues de Camargo (PSD), decretou estado de calamidade pública em Itaóca. A Defesa Civil agora trabalha no resgate das famílias que estão ilhadas. Ainda segundo informações da Prefeitura, o centro da cidade foi inundado. Todo o município ficou sem energia elétrica, reestabelecida apenas por volta das 11h30 desta segunda-feira.
 
De acordo com a Defesa Civil, além das 100 moradias afetadas, houve queda de três barreiras, o que dificulta o acesso à cidade. O órgão informa que os trabalhos de limpeza e desobstrução das vias estão em andamento. A Força Tarefa do Corpo de Bombeiros também está a caminho do local para ajudar no resgate de possíveis vítimas soterradas.
 
Governador Geraldo Alckmin visitou área atingida pelas chuvas no Vale do Ribeira, interior de São Paulo.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições