Após ocupação da Vila Cruzeiro, escolas amanhecem fechadas

Após ocupação da Vila Cruzeiro, escolas amanhecem fechadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Um dia após a ocupação da Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio, escolas da região estão sem aulas nesta sexta-feira (26). Muitos alunos ainda tentaram ir as aulas, mas receberam a orientação de voltar para casa.

De acordo com uma professora de um colégio municipal, que preferiu não se identificar, “muitas mães já ligaram informando que não iam mandar os filhos para a escola”.

Ainda segundo ela, os traficantes da região ameaçavam os responsáveis pelos alunos: “Muitas mães ontem (quinta-feira, 25), choraram aqui no colégio. Elas falaram que os traficantes determinavam a hora de descer para pegar os filhos ou, se não, as pessoas seriam impedidas de voltar para as comunidades”.

Uma aluna, de 10 anos, foi à escola onde estuda, na Penha, onde foi informada de que não haveria aula, porque somente um professor havia chegado. “A gente conseguiu vir para o colégio porque o caveirão está na nossa rua. Afinal, a gente quer ter aula”, disse ela.   As secretarias estaduais e municipais não informaram quantas unidades estão fechadas nem quantos alunos estão sem aulas. Mas quem passa pela Penha vê as escolas municipais Brant Horta, Professor Augusto Motta, Ary Quintela, João Marques dos Reis, Fernando Tudy de Souza fechadas. A escola Ciep Gregório Bezerra, na Penha, e a escola municipal Pierre Janet, em Ramos, também estão sem aula.

A escola municipal Albino Souza Cruz, em Manguinhos, chegou a abrir, mas as crianças não compareceram. Muitas mães avisaram que não levariam os filhos. No Colégio estadual Professor Clóvis Monteiro, um aluno de 17 anos também disse que as aulas foram suspensas: "Eu fiquei chateado porque eu tinha prova, estudei pra caramba e não vai ter aula. Por outro lado,

tenho muitos colegas que moram no Alemão e ia ficar ruim pra eles.”

Cinco ataques na madrugada

Policiais do 20º BPM (Mesquita) confirmaram mais um ataque a veículo ocorrido na madrugada desta sexta-feira (26). De acordo com os policiais, um Siena foi incendiado na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PM informou ainda que o ataque ocorreu fora da comunidade da Chatuba.

Outros quatro ataques foram registrados na madrugada desta sexta em diferentes pontos do estado: Via Dutra, Avenida Brasil, Ipanema e São Gonçalo. Pelo quinto dia seguido, as ações criminosas assustaram moradores e mudaram a rotina da cidade.

Na noite de quinta-feira (25), o Ministério da Defesa informou, que, a pedido do governo do Rio de Janeiro, serão enviados 800 militares do Exército para auxiliar a polícia local no combate à onda de violência na capital do estado e em cidades vizinhas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições