O Ministério da Justiça (MJ) aprovou o envio de tropas da Força Nacional para reforçar a segurança pública em São Luís e Região Metropolitana, segundo portaria n.º 1.600, publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (23) (veja aqui). A medida é em resposta ao pedido feito pelo governo do Maranhão, que solicitou o apoio federal após os ataques a 17 veículos registrados em três dias na capital maranhense.
O emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi autorizado pelo período de 30 dias e o prazo poderá ser prorrogado ou antecipado, caso necessário. O objetivo, segundo o ministério, é "preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio na cidade de São Luís e Região Metropolitana".
Reforço
O pedido do governo maranhense ao Ministério da Justiça foi feito na segunda-feira (22). No documento, o Estado solicita o reforço da FNSP para atuar no sistema penitenciário e nas ruas de São Luís e Região Metropolitana por causa dos "momentos de tensão e terror em face de atos de violência e vandalismo praticados por facções criminosas".
Entre sábado (20) e segunda-feira (22), foram registrados 17 ataques a ônibus, microônibus, viaturas da polícia e carros particulares na capital maranhense. No sábado (20), foram quatro ônibus - dois na garagem de uma empresa, no São Cristóvão; um no Alto do Pinho; outro na Santa Bárbara; e um microônibus em São José de Ribamar, na Região Metropolitana.
No domingo (21), um ônibus que transportava integrantes de um grupo de bumba meu boi, no bairro Alemanha, foi incendiado. Na madrugada de segunda-feira, foram mais três ônibus, desta vez, na garagem da empresa Gonçalves, no bairro Santa Cruz; além de dois carros particulares em uma concessionária, na Avenida dos Africanos; e seis veículos que estavam em uma garagem de carros usados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), no bairro Radional.
Força NacionalSua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições