Ar mais limpo em SP poupa vidas e gastos com saúde em 2010

Ar mais limpo em SP poupa vidas e gastos com saúde em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

Três anos depois da lei que tornou obrigatória a inspeção veicular de caminhões em São Paulo, um estudo feito pelo Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, mostrou o impacto dessa medida no combate à poluição. O levantamento diz que a inspeção e o ar mais limpo na cidade produziram bons resultados para a saúde da população.

Foram poupadas 252 vidas e deixaram de ser gastos com hospital e remédios R$ 31 milhões em 2010. O estudo da Faculdade de Medicina considerou somente a vistoria feita no ano passado nos veículos a diesel, como caminhões e ônibus.  

Segundo os coordenadores, os resultados poderiam ser melhores se mais motoristas e empresas cumprissem a lei. Em 2010, a inspeção foi feita por menos da metade dos caminhões. Dos que passaram pela vistoria, quase 15% não foram aprovados.

A alternativa para resolver o problema da poluição dos caminhões é melhorar a tecnologia veicular e não tornar mais fácil a inspeção. “O ar melhorou 7% da poluição, poderia ter sido até 13% se toda a frota tivesse passado. Pequenas alterações trazem grandes benefícios”, fala o médico e coordenador do laboratório, Paulo Saldiva.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições