O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, criticou hoje (3) a adoção de medidas pelo Banco Central (BC) que deverão encarecer o crédito. Não acredito em aumento dos juros como solução, disse ele, embora reconheça a necessidade de se fazer algo quando há uma situação de bolha de consumo.
Na avaliação de Burti, o impacto pode afetar a decisão de compra do consumidor. Temos que criar uma fluidez de crédito que chegue ao consumidor na medida exata do bolso dele, de forma que exista uma compatibilidade entre o consumo consciente e um crédito favorável. Para ele, um plano de corte dos gastos públicos seria mais eficaz no controle da inflação e com a vantagem de possibilitar recursos para serem investidos nas diversas áreas de interesse social.
De acordo com Burti, vários segmentos da iniciativa privada têm uma posição convergente sobre esse ponto de vista: Se não administrarmos o país como uma grande empresa para que seja competitivo, ele começa, como já ocorre, a perder a produtividade, a importar mais e a exportar menos. Isso vai ter um custo, principalmente para a classe trabalhadora, com o desemprego.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia