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Atrasos em voos aumentaram 33,6% no Natal e ano-novo

Atrasos em voos aumentaram 33,6% no Natal e ano-novo

Atualizado: Sexta-feira, 7 Janeiro de 2011 as 9:58

O índice de atrasos nos voos dos aeroportos brasileiros subiu 33,6% durante o período de Natal e Ano-Novo. O levantamento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi realizado entre os dias 18 de dezembro e 3 de janeiro e aponta que o índice no período subiu de 19,8% em 2009 para 26,4% em 2010.

O resultado é contrário à meta estabelecida pela presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, que pretendia encerrar dezembro com um percentual de atrasos em torno de 20%. Os números também comprovam que os atrasos ocorreram mesmo sem a greve dos aeronautas e aeroviários, prevista para o dia 23 de dezembro, mas que foi suspensa pela Justiça.

Segundo o levantamento, entre as companhias aéreas, a Webjet foi a que mais atrasou neste fim de ano, piorando consideravelmente seus índices em relação a 2009. De 18 de dezembro a 3 de janeiro, 47,8% dos voos da empresa tiveram atrasos superiores a 30 minutos - isso representa uma piora de 168% na comparação com 2009, mesmo que o número de voos tenha aumentado apenas 5,6%. A TAM ficou em segundo lugar em atrasos - 34,1% dos voos atrasaram no fim de ano, uma piora de 62,3% em relação ao ano passado.

A Webjet informou que os problemas foram causados por "restrições meteorológicas, tráfego aéreo e grande fluxo de passageiros nos aeroportos" e a Gol, por sua vez, afirmou que "rodou normalmente e com índices de eficiência operacional dentro da média do setor e que para os passageiros da companhia, o fim de ano foi de tranquilidade nos aeroportos". A TAM afirmou que os atrasos e cancelamentos "foram causados principalmente por problemas meteorológicos em algumas cidades, manutenções não programadas ou ajustes na malha". A Azul teve no fim de 2010 quase o dobro de voos do que no mesmo período de 2009, mas os atrasos ficaram perto dos 10%.

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