MENU

Audiência discute denúncia de desvio de verbas do Pronasci

Audiência discute denúncia de desvio de verbas do Pronasci

Atualizado: Segunda-feira, 6 Junho de 2011 as 4:15

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza na terça-feira (7) audiência pública para discutir denúncias contra as organizações Agência de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileira (Adesobrás) e Instituto Brasileiro de Integração de Desenvolvimento Pró-Cidadão (Ibidec) sobre desvio de verbas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A Adesobrás e o Ibidec são organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) com sede em Curitiba (PR).

O debate foi sugerido pelo deputado Fernando Francishcini (PSDB-PR). Segundo informações divulgadas pela imprensa, as duas organizações estariam sendo investigadas pela Polícia Federal por irregularidades em contratos com prefeituras do Paraná. A PF apura se as duas organizações seriam, de fato, uma única instituição, operada pelas mesmas pessoas. Ainda segundo a imprensa, há suspeitas de que a Adesobras tenha sido criada como alternativa ao Ibidec, que foi condenado por irregularidades em convênios firmados com prefeituras entre 2003 e 2005.

Convidados

Foram convidados para a audiência:

- o secretário federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira;

- o diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Alberto Liebling Kopittke;

- o delegado de Polícia Federal do Paraná Fabiano Bordignon;

- o ex-coordenador de Projetos e Orçamento do Pronasci Francisco Rodrigues. A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 16.            

veja também