Bactérias nos alimentos já causam preocupação no Brasil

Bactérias nos alimentos já causam preocupação no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

A Organização Mundial da Saúde, OMS, considerou como grave o surto na Europa provocado pela combinação de duas variantes da bactéria Escherichia coli. No Brasil ainda não há risco, mas E. coli, comum na flora intestinal de animais e seres humanos, quando encontrada fora do seu habitat natural, como na água e nos alimentos, pode causar algumas infecções. Assim, para não correr riscos de contaminação, a higiene é fundamental. É muito importante lavar as mãos corretamente depois de usar o banheiro, após colocar as mãos em locais públicos, trocar fraldas, depois do contato com animais, antes de preparar as refeições ou de se alimentar, além de só beber água potável e higienizar corretamente os alimentos, utensílios e superfícies da cozinha. Já estão disponíveis no mercado alguns produtos culinários que colaboram para minimizar o risco de contaminação.

  A multinacional Microban®, por exemplo, desenvolve proteção para diferentes superfícies para inibir a proliferação de bactérias e fungos indesejáveis, de forma contínua, durável e segura, o que eleva o grau de higiene, mesmo durante o uso.  

Conheça alguns exemplos de produtos que podem contribuir para um melhor preparo dos alimentos:  

Tábuas de corte: em madeira ou plástico, as tábuas são indispensáveis no dia a dia da cozinha. Por conta do uso, vão ficando com ranhuras de faca e é lá que mora o perigo. São nestas frestas que a higienização não chega e podem esconder colônias de bactérias que se multiplicam com a umidade e o passar do tempo. Com a proteção Microban incorporada no produto, o desenvolvimento dos microorganismos é fortemente inibido.  

Facas: já reparou no modo de lavar a faca? O cabo muitas vezes é renegado a último plano. Por isso a importância da proteção antimicrobiana exatamente onde ficam as mãos. Com a umidade e o calor do corpo há proliferação de bactérias que futuramente recontaminam as mãos que podem vir a tocar outros alimentos na sequência. Este é um exemplo de contaminação chamada cruzada, que nem sempre é percebida, mas que ocorre transportando bactérias do seu local de origem para outro.

  Potes plásticos: aquecimento insuficiente, congelamento inadequado ou abafamento podem promover o crescimento de bactérias e bolor. Também aplicada no momento da fabricação dos utensílios, a proteção Microban® nos potes inibe a proliferação tornando o pote mais higiênico e seguro.     Por Pollyanna Mattos

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições