Bancada do PSD fica com dez nomes e lidera governistas na Câmara de SP

Bancada do PSD fica com dez nomes e lidera governistas na Câmara de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Roney Domingos Do G1 SP

O Partido Social Democrático (PSD), do prefeito Gilberto Kassab, chegou ao final do prazo de filiação partidária, encerrado na sexta-feira (7), com 10 das 55 cadeiras na Câmara Municipal de São Paulo, além de um vereador licenciado - o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcos Cintra. Considerando apenas os vereadores em atividade, a bancada do PSD é a segunda maior da Câmara, à frente do PSDB, que tem sete vereadores, e atrás apenas do PT, que tem 11 nomes. As mudanças de sigla não afetam a maioria governista.   A nova bancada deverá reunir-se nesta terça-feira pela manhã para definir as diretrizes do partido para o último ano da atual legislatura. Boa parte do novo grupo foi definida pela filiação em massa anunciada em setembro, mesmo antes de o partido ser reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A bancada do PSD absorveu na primeira leva cinco ex-democratas (Domingos Dissei, Edir Sales, Marco Aurélio Cunha, Ushitaro Kamia e Marta Costa) e dois ex-tucanos (o atual presidente José Police Neto e Souza Santos). Nos últimos dias, o grupo obteve ainda a adesão de Antonio Goulart (ex-PMDB), David Soares (ex-PSC) e de Milton Ferreira (ex-PPS).

O PT, que faz oposição a Kassab, continua com a maior bancada: são 11 vereadores. Os partidos que mais perderam cadeiras desde a posse, em 2009, na Câmara de São Paulo foram o PSDB (de 13 para 7) e o DEM (de 7 para 3). O líder do PSDB, Floriano Pesaro, afirma que o PSDB terá condições de recuperar os números no ano que vem. Na semana passada, o PSDB levou o governador Geraldo Alckmin e os ex-governadores José Serra e Alberto Goldman à Câmara Municipal em um evento para estimular a militância. Líder do DEM, Milton Leite resistiu até o último momento ao assédio governista.

Além do PSD, outro partido beneficiado foi o PV. O número de vereadores passou de três para seis, com as adesões dos ex-tucanos Gilberto Natalini, Ricardo Teixeira e Roberto Tripoli. O PSB também cresceu, com a adesão de Juscelino Gadelha, ex-PSDB. O PSD já poderá reivindicar uma representação partidária, espaço físico próprio dentro da estrutura da Câmara e três cargos: um de coordenador de liderança e três assistentes legislativos.

Por pouco a bancada do PSD não cresceu ainda mais, principalmente devido às incompatibilidades entre os convidados para o novo partido. Agnaldo Timóteo (PR) diz ter interrompido as conversas quando soube da ida de Goulart para a legenda. Ele não perdoa o colega, que votou contra o Centrão na escolha do presidente da Casa, José Police Neto. "O Kassab deu uma aula na classe política. Está nadando de braçada."          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições