Bandeira do Batalhão de Choque é hasteada no alto de morro ocupado

Bandeira do Batalhão de Choque é hasteada no alto de morro ocupado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Após o sucesso da ocupação, policiais militares hastearam uma bandeira do Batalhão de Choque no alto do Morro dos Prazeres em Santa Teresa, no Centro do Rio, na manhã deste domingo (6). Em outro ponto da ação, policiais soltaram um sinal de fumaça azul para simbolizar o sucesso da ação.

Depois de ocupadas, a polícia agora trabalha nas comunidades vasculhando casas e revistando moradores para tentar encontra drogas e foragidos. A situação, no entanto, é de tranquilidade, com o comércio funcionando normalmente e moradores circulando pelas ruas.

Para o Relações Públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro, apesar da falta de confrontos, ainda há criminosos nas favelas ocupadas.

"Eles moram lá, tem interesses lá e, salvo algumas lideranças, quando saem, ficam como peixes fora d’água. Esse aparato militar todo foi justamente para que não tivesse ocorrência de tiros na operação", explicou Lima Castro.

Ocupação de nove morros durou menos de 2 horas

Menos de duas horas depois do início da entrada de policiais em favelas do Centro do Rio, a Polícia Militar anunciou que os nove morros da região já estavam completamente ocupados.

A megaoperação começou por volta das 4h para ocupar nove favelas do Estácio, Catumbi e Santa Teresa, no Centro do Rio. A primeira parte da ação contou com agentes da polícia civil cercando 48 pontos dessas comunidades e, às 6h, homens, em sua maioria da Polícia Militar, começaram a entrar nos morros São Carlos, Zinco, Querosene, Mineira, Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres.

Os blindados da Marinha chegaram ao Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Centro da Cidade, na noite de sábado (5) e, segundo a Secretaria de Segurança Pública, às 4h, os 846 homens que participam da operação já estavam de prontidão. Ao todo, são 380 agentes da Polícia Militar; 189, da Polícia Civil; 103, da Polícia Federal; e 24, da Polícia Rodoviária Federal. A Marinha dará reforço com 150 fuzileiros navais e 21 blindados.

A expectativa da secretaria é que as três novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) beneficiem ainda os 17 bairros do entorno, com uma população de cerca de 520 mil pessoas. A previsão é que mais de 630 policiais integrem as unidades implantadas na região.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições