Brasil, Peru e EUA formam grupo para estudar malária na Amazônia

Brasil, Peru e EUA formam grupo para estudar malária na Amazônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Em conjunto com o Peru e os Estados Unidos, cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) formaram um grupo para estudar a transmissão da malária na Amazônia. Florestas do Brasil e do Peru serão analisadas.   A pesquisa, financiada com US$ 9,2 milhões (cerca de R$ 16,2 milhões) do governo dos EUA, deverá ser realizada durante sete anos. As informações são da Agência USP de notícias.   O estudo será gerido por meio do Centro Internacional Peruano e Brasileiro de Excelência em Pesquisa de Malária (Icerm), que deve começar a funcionar em setembro, agregando pesquisadores de oito instituições.

A ideia é levantar o número de pessoas infectadas e o de novos casos, com pesquisas de campo em Acrelândia (AC) e em Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru. Os pesquisadores deverão avaliar a genética dos mosquitos capturados e o horário e o local que eles picam, além de tentar descobrir se o transmissor é capaz de desenvolver resistência a inseticidas e repelentes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições