Brasil quer participar com Turquia de negociações do grupo 5+1 sobre Irã

Brasil quer participar com Turquia de negociações do grupo 5+1 sobre Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O Brasil considera normal e desejável que o Brasil e a Turquia, que obtiveram um acordo do Irã sobre o enriquecimento de urânio no exterior, participem nas negociações do chamado grupo ''5+1'' de grandes potências sobre o programa nuclear iraniano, declarou nesta terça-feira (18), em Madri,  Marco Aurélio Garcia, asessor de política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

''Acho que seria normal que pelo menos uma boa parte das negociações se abram (para o Brasil e a Turquia). Seria normal e desejável'', afirmou Garcia em Madri, onde está para reunião bilateral entre a América Latina e a União Europeia.

Garcia disse que nao se trata de formalizar um novo grupo porque, segundo ele, o grupo 5+1 é informal.

O 5+1 é formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) e também pela Alemanha.

A declaração de Garcia vem no mesmo dia em que o Conselho de Segurança deve se reunir para aprovar uma nova rodade de sanções contra o Irã.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições