Bulgária e Macedônia 'disputam' origens de Dilma Rousseff

Bulgária e Macedônia 'disputam' origens de Dilma Rousseff

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

As origens da família da presidente eleita Dilma Rousseff provocaram desavenças entre meios de comunicação da Bulgária e da Macedônia.

A agência de notícias búlgara Novinite.com escreveu nesta quinta-feira um editorial criticando o jornal macedônio Dnevnik, por 'informações inverídicas sobre a recém-eleita presidente do Brasil'.

Na quarta-feira, o Dnevnik publicou reportagem que diz que Petar Russev - pai de Dilma, que quando emigrou ao Brasil, no anos 40, mudou seu nome para Pedro Rousseff - tem 'origens macedônias', porque, alega o jornal, nasceu numa vila chamada Gabrovo, na 'região macedônia de Pirin'. O Dnevnik cita como fonte um grupo no Facebook que teria sido reproduzido pela Novinite.

A agência búlgara negou e reagiu dizendo que a reportagem macedônia é 'tendenciosa' e 'confunde dois lugares na Bulgária': a cidade de Gabrovo, no centro do país, onde há registros sobre a família Rousseff, e a vila de Gabrovo, na região de Pirin, sudeste do país.

A Gabrovo do centro da Bulgária organizou mostra sobrre os Rousseff

Pirin é uma região que pertence oficialmente à Bulgária, mas tem uma presença significativa de habitantes de origem macedônia, segundo a seção macedônia do serviço mundial da BBC.

O jornal macedônio Dnevnik, o mais lido do país, não explica como concluiu que o pai de Dilma teria nascido na região de Pirin.

Já na cidade de Gabrovo, no centro da Bulgária, há registros (ainda que poucos) sobre Petar Russev, e o município organizou uma exposição com fotos da família da presidente eleita brasileira, além de árvores genealógicas.

Fronteiras

A Novinite acusa a reportagem do Dnevnik de 'aparentemente brincar com a reivindicação latente circulada pela imprensa macedônia de que o sudeste da Bulgária é 'território macedônio''. A agência pediu uma retratação ao jornal, mas até esta quinta-feira não tinha recebido resposta.

O geógrafo brasileiro Nelson Bacic Olic, autor de livros sobre o Leste Europeu e um dos editores do jornal de geopolítica Mundo, explicou à BBC Brasil que diversos países - como Bulgária, Grécia e Albânia - têm até hoje resquícios da região histórica da Macedônia e populações dessa origem.

'É um mapa intrincado. A região passou por intensas mudanças de fronteira em sua história', explica. 'Em momentos de crise (como o atual), reacendem ali reivindicações nacionalistas.'

A região de Pirin, por exemplo, trocou de mãos entre búlgaros e macedônios durante a Segunda Guerra Mundial, mas hoje pertence oficialmente à Bulgária.

Segundo a jornalista búlgara Milena Hristova, da Novinite, a posse búlgara do território 'é questionada apenas por elementos radicais da Macedônia e pela imprensa'.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições