Cabral diz que vai ajudar famílias em área de risco de Petrópolis

Cabral diz que vai ajudar famílias em área de risco de Petrópolis

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Após a morte de três meninas soterradas num deslizamento de terra em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, o governador Sérgio Cabral prometeu ajudar as famílias que moram em áreas de risco.

“O Corpo de Bombeiros já está lá, junto com a Defesa Civil estadual e municipal, diagnosticando e vendo as necessidades de remoção de casas em área de risco. Um apelo que faço aos prefeitos é para que a gente seja cada vez mais duro no impedimento de ocupações em área de risco. Se for necessário, vamos pagar o aluguel social para aquelas famílias que tenham que sair. Às vezes as prefeituras não têm recursos suficientes para pagar esse aluguel social. A gente apoia também as prefeituras que precisam”, disse o governador.

Prefeituras podem pedir ajuda ao estado

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Pedro Machado, o procedimento das prefeituras deve ser, em um primeiro momento, retirar as famílias de áreas de risco e levá-las para um abrigo seguro e lá cadastrá-las para que recebam o aluguel social.

"Posteriormente, se não consegue atender (a demanda), pode recorrer à Secretaria de Assistência Social, que vai completar esse apoio aos municípios que necessitam", explicou o coronel.

Segundo ele, no entanto, em muitos locais, como a Região Serrana e em Niterói, na Região Metropolitana, faltam locais planos para a construção de condomínios em que os moradores possam ser realocados.

"Muitas trabalham ali perto e não querem se deslocar daquela região, como deve estar acontecendo no abrigo em Niterói", conta ele, apontando o motivo que, muitas vezes, lotam os abrigos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições