Cães da PM de SP obedecem comandos em três idiomas

Cães da PM de SP obedecem comandos em três idiomas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Os cachorros da Polícia Militar seguem à risca a rotina de treinamento, assim como os policiais. O treinamento permite aos animais obedecer comandos em três idiomas.

O SPTV 1ª edição exibe desde segunda-feira (8) a série "Cão Policial" sobre os cães que fazem parte do canil da Polícia Militar de São Paulo, que completa 60 anos em 2010. O treinamento feito com os cães capacita os animais para encontrar drogas e achar vítimas de desabamento.

O adestramento acontece em dias alternados, de acordo com a escala dos policiais. Para se comunicar, existem as palavras-chaves: junto; fica; senta; deita; procura. O mais curioso é que os animais entendem os comandos em três idiomas: português, alemão e inglês.

"Cada país treina seu cão na sua língua. Aqui nós fizemos uma brincadeira de idiomas, mas na verdade ele atendeu pelo meu gesto, pela minha expressão corporal. Eu emiti o comando, mas também emiti uma expressão corporal, pra que ele executasse o exercício", fala o cabo Alves.

A alimentação também é outro ponto importante. Os cachorros comem duas vezes por dia: às 5h e às 17h. As duas refeições somam 650 gramas e a água é à vontade.

Treinamento

Os treinamentos são na área do canil, ou seja, no pátio, na mata e no gramado. Para a busca de explosivo, os adestradores escondem o material em caixas de papelão, espalhadas pelo campo. O exercício é repetido diversas vezes e, por isso, o cachorro acaba aprendendo.

Na cabeça do cão tudo o que ele faz gera uma recompensa. No caso, a bolinha ou o brinquedo. Ele faz essa associação: toda vez que encontrar o material recebe em troca aquilo que mais gosta. Esse é o princípio do adestramento.

Tão importante quanto o treinamento é o agrado, que vem no fim de toda tarefa cumprida. O treino para a busca de drogas segue o mesmo princípio e o exercício é parecido.

Em média, os cães são treinados por um ano. Depois desse tempo, estão prontos para participar das operações, patrulhamentos e demonstrações.

Saúde

Como os treinamentos são intensos e exigem muito dos cães, a atenção com a saúde deles é essencial. Os animais têm cuidados específicos e, a qualquer momento, podem precisar de um atendimento de emergência. Por isso, dentro do canil da PM, existe uma clínica veterinária, para vacinas, exames e cirurgias.

Os pastores Imo e Osi estão em tratamento desde junho e ainda não tem previsão de alta. Já o labrador Joe veio passar por uma limpeza nos dentes. Um procedimento de rotina, mas não dá pra fazer nada se não for com anestesia geral.

O veterinário e os auxiliares são policiais militares. A soldado Daniela Gonçalves de Souza já tinha noções de enfermagem. Quando entrou na PM, sonhava trabalhar no canil, mas o lugar é concorrido, e ela ficou na lista de espera. Durante três anos fez patrulhamento de rua até ser chamada.

"Sou apaixonada pelo que faço, completamente alucinada, porque todos os dias são experiências diferentes. Se falarem para eu aposentar aqui, eu aposentaria. Adoro trabalhar com cachorro, minha paixão, minha vida", fala a soldado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições