MENU

Caixa-preta de avião que caiu no Recife é localizada

Caixa-preta de avião que caiu no Recife é localizada

Atualizado: Quarta-feira, 13 Julho de 2011 as 5:27

As caixas-pretas da aeronave que caiu num terreno no Recife, na manhã desta quarta-feira (13), foram localizadas. A análise dos equipamentos, responsáveis pelo registro dos instrumentos do avião e da conversa entre os tripulantes, irá ajudar a compreender como aconteceu o acidente com o bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas e que fazia a linha Recife/Mossoró (RN), com escala em Natal.

A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), desde que os materiais não estejam danificados. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise.

O comandante Ronald Fleming, diretor de segurança operacional da Team Linhas Aéreas, representante da fabricante LET no Brasil, afirmou que o avião bimotor LET-410 tem uma caixa-preta localizada na cauda da aeronave, região que foi menos prejudicada no acidente desta quarta-feira.

“Uma lei internacional estabelece que aviões que transportam passageiros precisam contar com uma caixa-preta. Nela, estão registrados todos os dados do voo, como posição dos comandos e gravação da conversa dos pilotos”, explicou Fleming.

Corpos de vítimas O trabalho de resgate dos corpos durou aproximadamente duas horas e todos já foram encaminhados ao Instituto Médico Legal do Recife. O coordenador da Defesa Civil de Jaboatão, coronel Luiz Gonzaga Dutra, disse que o procedimento, a partir de agora, é o reconhecimento dos corpos pelas famílias, no IML. "O trabalho foi rápido, apesar da pequena dificuldade que tivemos por conta das ferragens, que prenderam alguns corpos", disse.

Veja a lista oficial com os nomes das vítimas: 1 - Rivaldo Paurílio Cardoso (piloto)2 -   Roberto Gonçalves, 55 anos (copiloto) 3 - Natan Braga4 -   Marcos Ely Soares de Araújo 5 -   Carla Sueli Barbosa Moreira 6 -   Bruno Albuquerque 7 -   André Luis Pimenta Freitas 8 - Camila Suficiel Marino9 - Ivanildo Martins dos Santos Filho10 - Antônia Fernanda Jales11- Débora Santos12 - Marcelo Campelo13 - Maria da Conceição de Oliveira14 - Johnson do Nascimento Pontes15 - Breno Faria16 - Raul Farias

O acidente O avião bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas caiu ocorreu pouco antes das 7h. Ele decolou do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave com 16 pessoas a bordo caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem. Bombeiros e Força Aérea Brasileira (FAB) comunicaram que não houve sobreviventes.

veja também