MENU

Câmeras vão auxiliar no combate à criminalidade em MT

Câmeras vão auxiliar no combate à criminalidade em MT

Atualizado: Sexta-feira, 16 Outubro de 2009 as 12

Um sistema de monitoramento com câmaras foi inaugurado em Cuiabá e Várzea Grande (MT) na quinta-feira, 15 de outubro. Setenta e duas câmeras foram espalhadas nas regiões centrais e em alguns bairros com altos índices de criminalidade pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Os aparelhos foram instalados em lugares como terminais de ônibus e vias públicas.

O monitoramento deve ser feito 24 horas por dia. O objetivo é inibir pequenos crimes e a ação de vândalos. As imagens também podem ser utilizadas pela polícia nas investigações. Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), major César Brum, a meta é reduzir em até 40% os crimes na Grande Cuiabá.

Todo o material é monitorado e gravado em uma sala, na central de operações que fica no Ciosp. "Nós monitoramos estes pontos para reagirmos a tempo de coibir ações delituosas ou então impedir que o crime aconteça. Essa é a principal via deste sistema de monitoramento. Quando não conseguimos isso, ainda assim sobram provas materiais que colaboram com os procedimentos policiais", explicou o major Brum.

O sistema é terceirizado. Duas empresas são responsáveis pelo funcionamento e manutenção das câmeras. A Secretaria de Justiça fez um contrato de um ano, que pode ser renovado. "Já há projetos de instalarmos essas câmeras de monitoramento nas principais cidades regionais", informou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

Os moradores também já tomaram conhecimento da instalação do novo equipamento e sabem que estão sendo filmados. Para a maioria, já há uma sensação de tranquilidade.

veja também