Campanha não pode se pautar por 'tentativa de criar factoides', diz Dilma

Campanha não pode se pautar por 'tentativa de criar factoides', diz Dilma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira (21), em Porto Alegre, que a campanha eleitoral não pode se pautar por factoides, ao comentar o episódio da suposta agressão envolvendo José Serra (PSDB), na quarta-feira (20), durante confronto entre militantes do PT e tucanos no Rio de Janeiro.

"Eu acredito que essa campanha não pode se pautar por níveis de agressão nem tentativa de pautar factoides. Acho que agressão não é o que deve caracterizar uma festa democrática como o que nós temos quando estamos fazendo uma eleição", afirmou Dilma.

A candidata disse ainda que, na manhã desta quinta, em uma atividade de campanha no Paraná, quase foi atingida por bexigas de água. Ao falar sobre o episódio, ela fez referência ao ex-goleiro chileno Roberto Rojas, que, durante uma partida contra o Brasil em 1989, no Maracanã, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do ano seguinte, fez um corte proposital no supercílio quando um foguete foi lançado por uma torcedora no gramado.

"Hoje eu quase levei uma bomba, eu quase levei uma bexiga de água. Eu não levei porque, ao contrário do Rojas, eu me esquivei", afirmou Dilma. Dilma não explicou a circustância em que ela teria sido quase atingida por uma balão cheio de água.

Mais cedo, o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fez referência a Rojas ao criticar Serra pela exploração do episódio. Segundo Lula, Serra mentiu e simulou a agressão. Serra, por sua vez, afirmou que a postura de Lula "contribui para esse clima de violência".

Dilma ainda falou sobre a redução do índice de desemprego no país divulgado nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 6,2% em setembro ante 6,7 % em agosto deste ano.

"A melhor notícia de hoje é a que mostra que o Brasil está em uma situação tecnicamente de pleno emprego. Porque a taxa de desemprego se equivale à taxa de pleno emprego", disse a candidata, ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Dilma fez uma caminhada no Centro de Porto Alegre e depois seguiu para região sul da cidade, onde foi visitar a filha e o neto. Dilma embarca no final da tarde para Caxias do Sul, onde faz um comício com o presidente Lula.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições