Catadores de recicláveis farão coleta no sambódromo do Rio

Catadores de recicláveis farão coleta no sambódromo do Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Pela primeira vez no Carnaval, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) fez parceria com entidades representativas de catadores de materiais recicláveis para a coleta de material reaproveitável no sambódromo do Rio. Serão ao todo 70 catadores indicados pela Febracom (Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio de Janeiro) e pelo MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), além da Cata Rio Solidário, uma cooperativa central de coleta seletiva.

Nos anos anteriores, o trabalho era desenvolvido diretamente com as cooperativas de catadores e não com as entidades representativas da categoria.

"Esse programa gera para eles [catadores] no período de Carnaval uma renda extra, porque já são filiados às cooperativas credenciadas por essas entidades", disse à Agência Brasil o gerente de Coleta Seletiva da Comlurb, Jorge Otero.

O trabalho é coordenado pela Comlurb, em parceria com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e a Riotur, e conta com patrocínio da Coca-Cola Brasil. "Está caminhando para o profissionalismo", afirmou o gerente.

Otero revelou que, neste carnaval, o trabalho dos catadores na Passarela do Samba vai inovar também porque, além de latinhas de cerveja e refrigerante, serão recolhidos materiais plásticos recicláveis.

No Carnaval do ano passado, foram coletadas no Sambódromo do Rio 13 toneladas de latinhas de alumínio. "Foram 78% a mais do que em 2009". A expectativa para 2011 é de aumento devido ao maior número de catadores e, ainda, ao fato de a coleta ser ampliada para material plástico reciclável, disse o gerente da Comlurb.

Claudete Costa, da Cooperativa Reciclando para Viver, disse que a expectativa é muito otimista. "Os catadores cadastrados ganham credencial para ter acesso às arquibancadas e camarotes, para reforçar o serviço".

Jorge Otero destacou a importância do trabalho. "É um passo em direção à sustentabilidade". Lembrou que o Brasil é líder mundial de reciclagem de alumínio, com índice em torno de 98%. O país ocupa também a liderança em reciclagem de garrafas PET, com 55%. "Isso é muito importante para o meio ambiente, além de gerar trabalho e renda para as pessoas que têm menos oportunidades".

Este ano, a meta de coleta é de 20 toneladas de materiais recicláveis nos dias de desfile no Sambódromo. Considerando desde os ensaios técnicos, realizados nos meses de janeiro e fevereiro, até o desfile das campeãs, no próximo dia 12, a projeção é chegar à coleta de até 40 toneladas de latinhas de cervejas e refrigerantes e material plástico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições