"Cats": Musical da Broadway chega à São Paulo

"Cats": Musical da Broadway chega à São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Entra em temporada hoje no Teatro Abril mais uma "peça de museu" da Broadway, "Cats", musical já visto em 20 países, que teve sua primeira estreia em Londres em 1981 e no ano seguinte nos EUA. A coreografia, com forte base no jazz e em acrobacias e trejeitos felinos a dar de rodo, é que responde por boa parte do sucesso e alguns dos principais prêmios da peça --mas também por um forte cheiro de naftalina.

O espetáculo chega a São Paulo tal qual a montagem original do inglês Trevor Nunn, escrito e musicado por Andrew Lloyd Webber, ainda que com uma pequena abertura para o tempero brasileiro que tem pincelado a onda dos musicais.

No caso de "Cats", esse sotaque fica um tantinho mais forte porque é a cantora de MPB black Paula Lima quem assume um dos papéis centrais, além de Toquinho assinando a tradução das letras, baseadas em 14 poemas do livro infantil "Old Possum's Book of Practical Cats", de T.S. Eliot.

Segundo Toquinho, apesar do rigor necessário para respeitar a métrica, esse ainda é um trabalho até certo ponto autoral. "O excesso de liberdade que me deram é que me preocupou. Foi difícil estabelecer limites. Mas, se jogam você amarrado no mar, você tem que se desamarrar, senão morre."

A tradução para um dos números do musical, "Gus, the Theatre Cat", cita os nomes de Paulo Autran e de Fernanda --que, supõe-se, diz respeito a Fernanda Montenegro. O mesmo trecho do original em inglês, "He has acted with Irving, he's acted with Tree" (ele atuou com Irving, ele atuou com Tree), faz referência a dois ícones do teatro da era vitoriana, Henry Irving e Herbert Beerbohm Tree.

À frente de um cenário bem trabalhado, cheio de sucatas de um grande lixão, os gatos vão aparecendo para narrar a história de uma espécie de tribo, os Jellicle Cats. Seus integrantes se reúnem para ouvir, de um líder, o anúncio de um paraíso chamado "Heavyside Layer".

Paula Lima tem mais presença no segundo ato (a peça tem dois), embora interprete no primeiro a famosa canção "Memory" --ponto alto do musical-- que foi gravada por Barbra Streisand e Barry Manilow, entre outros cantores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições