CET reduz velocidade em mais de 10 vias para diminuir acidentes em SP

CET reduz velocidade em mais de 10 vias para diminuir acidentes em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reduziu a velocidade em mais de dez vias só neste ano na capital paulista, com o objetivo de aumentar a segurança dos motoristas e pedestres. De acordo com a companhia, a queda do limite de 70 km/h para 60 km/h, por exemplo, diminui o risco de ocorrência de acidentes em até 50%. A medida divide os paulistanos, mas recebe o apoio de especialistas em trânsito.

As avenidas 23 de Maio e Rubem Berta tiveram a velocidade reduzida de 80 km/h para 70 km/h. A Avenida Jabaquara, a Rua Sena Madureira e o corredor formado pelas avenidas Domingos de Moraes, Noé de Azevedo e Rua Vergueiro passaram de 70 km/h para 60 km/h. A Avenida Indianópolis, entre a Avenida Jabaquara e o Viaduto Árabe Síria, também teve o limite alterado de 70 km/h para 60 km/h. A CET determinou a redução da velocidade para ônibus e caminhões de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas das marginais Tietê e Pinheiros.

“O fluxo é mais lento, mas em compensação você está dando para o motorista maior tempo para a reação e também dá para outros tipos de usuários da via maior segurança”, defende Alberto Sabbag, especialista em medicina e segurança do trânsito. Para ele, a velocidade de 70 km/h, comum em muitas avenidas de São Paulo, é alta. “Até 60 km/h, você tem maior efetividade dos equipamentos de segurança, como o cinto e a cadeirinha”, diz.

Sabbag acredita que o ganho de tempo com a velocidade maior é muito pequeno em comparação aos benefícios para a segurança com a redução. “Um carro na velocidade de 60 km/h e outro a 70 km/h vão chegar quase no mesmo tempo, a diferença é irrisória. O benefício [da redução] é muito maior do que o suposto fluxo aumentado”, diz o especialista. A CET afirmou que ainda não possui um levantamento que mostre que há queda do número de acidentes nas vias que sofreram alteração. A companhia também não informou se houve um aumento das multas nessas vias.

Opinião do público

O motorista Sergio Knashiro, de 50 anos, trafega com frequência pelas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, que tiveram a velocidade reduzida. Ele não notou mudanças no tempo que leva para realizar os trajetos. “Acho que não tem muito impacto porque a 23 de Maio vive travada. Só depois das 21h é que [o tráfego] começa a fluir melhor. Eu sou a favor porque reduz bastante o número de acidentes”, afirmou.

O motoboy Nivaldo Moreira, de 32 anos, também concordou com a mudança nas vias. “É assim que tem que ser. É melhor para todo mundo. Por que exceder se está dentro da cidade? Não é uma rodovia. Acho que é melhor reduzir, porque tem gente que abusa”, declarou.

O vendedor Robert Fischer, de 60 anos, nem sabia da redução de velocidade na Avenida Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo. “A redução é boa porque é uma precaução. Qualquer problema breca mais fácil. Embora aqui na Indianópolis, por causa do número de faróis, nem dá para desenvolver muita velocidade", disse. Ele afirmou, no entanto, que não recebeu orientação sobre a mudança. "Hoje não tem ninguém para orientar. Só para punir, multar."

Alguns motoristas não concordam com a mudança na via. “Eu fui contra a redução aqui na Indianópolis. A avenida está sempre vazia. Acho que 70 km/h era uma boa velocidade”, declarou a dona de casa Ana Maria Salgado, de 65 anos. “Achei que aqui na Indianópolis não precisava [alterar o limite de velocidade]. A avenida é tranquila. Na 23 [de Maio], sim, foi importante”, defendeu o taxista Ademir Antônio Romano, de 64 anos.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições