Chuva em SP foi maior que temporal que caiu em Friburgo, diz secretário

Chuva em SP foi maior que temporal que caiu em Friburgo, diz secretário

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O índice de precipitação em dois bairros da Zona Norte de São Paulo durante a chuva da noite deste domingo (23) foi maior que o temporal que atingiu a cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no início deste mês. A informação foi dada pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras da capital paulista, Ronaldo Camargo. Segundo Camargo, durante a chuva deste domingo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou nos bairros de Vila Maria e Vila Guilherme, na Zona Norte, 187,5 mm de precipitação.

“Na Vila Maria e na Vila Guilherme choveu 187,5 mm, basicamente o que choveu recentemente e infelizmente em Nova Friburgo”, afirmou Camargo na manhã desta segunda-feira (24). Segundo o secretário, na Região Serrana do Rio o índice foi de 183 mm. Ele fez questão, porém, de ressaltar que a região fluminense tem características geográficas que agravam os problemas provocados pelas chuvas.

Os dados usados por Camargo referem-se à coleta feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que toma como referência a chuva em um período de 24 horas em Friburgo - feita a partir das 0h. Entretanto, levantamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado na quarta-feira (19) mostra que o total de chuva que caiu na Região Serrana do Rio chegou a 249 mm. A medição foi feita das 20h do dia 11 até o mesmo horário do dia 12 de janeiro, já que o pico foi registrado após meia-noite do dia 11.

  Camargo disse que a tendência é de que haja mais chuva nos próximos dias em São Paulo e, por isso, orientou os moradores, caso haja previsão de chuvas, a evitarem as vias de fundo de vale, que são as mais sujeitas a alagamentos.

A média de chuvas esperada para o mês de janeiro é de 239 mm de precipitação. Até domingo, foram registrados 389 mm. Em janeiro de 2010, foram registrados 461mm, o que foi o maior índice registrado nos últimos 77 anos, segundo o CGE.

O temporal de domingo foi acompanhado de fortes ventos. Desde as 23h de domingo até as 8h desta segunda-feira, foram registradas 38 quedas de árvores, segundo o secretário. “Desde as 6h estamos como uma equipe de 2 mil homens trabalhando na limpeza da cidade”, declarou.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições