Chuvas superam marcas históricas em diversos municípios do Amazonas

Chuvas superam marcas históricas em diversos municípios do Amazonas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A permanência das chuvas e a consequente cheia dos rios no Amazonas continuam afetando milhares de famílias no estado. Em Maués, a 267 quilômetros de Manaus, o total de prejuízos corresponde a aproximadamente 33% da arrecadação anual do município (o equivalente a R$ 17 milhões), segundo a prefeitura. Plantações inteiras de guaraná, mandioca, cana-de-açúcar e banana foram perdidas e mais de 1,3 mil famílias foram atingidas pela enchente nessa localidade.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a cheia dos rios já ultrapassou este ano a média histórica em diversos municípios, entre os quais Parintins, Manacapuru e Careiro da Várzea. Nos dois últimos, onde o acompanhamento das cheias é feito desde a década de 70, o nível dos rios encontra-se atualmente na marca de 20,19 e 17,06 metros, respectivamente. Até então, as maiores média dos dois municípios haviam sido registradas em 1999 - 20,03 metros para Manacapuru e 16,88 metros no Careiro.

De acordo com a dona de casa Maria das Graças Silveira, de 55 anos, as chuvas voltaram com mais força nos últimos dias no Careiro da Várzea, que fica a cerca de 25 quilômetros de Manaus. Ela disse que ninguém na região imaginava que o rio voltaria a subir neste mês. A expectativa, pelo que aconteceu nos últimos anos, era que o nível das águas começasse a baixar. "Não esperávamos mais ter nossas casas alagadas este mês porque as chuvas já estavam diminuindo."

O supervisor de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil, Daniel Oliveira, informou que, apesar da média de chuvas em abril e maio deste ano ter ficado abaixo do esperado, as chuvas de junho já superaram o esperado para o período na região de Manaus. Em abril, a expectativa era que houvesse 351,2 milímetros, mas o índice ficou em apenas 145,8 milímetros. Em maio, cuja média é 282, choveu 142,6 milímetros. "Ao contrário de abril e maio, só nos primeiros 15 dias deste mês já choveu 30,2 milímetros a mais do que o esperado para Manaus", acrescentou.

Para combater os problemas decorrentes das enchentes, a Defesa Civil do Amazonas continua acompanhando as famílias e fazendo a distribuição do cartões do programa estadual SOS Enchente, em parceria com o governo federal, que prevê a entrega de R$ 300 e de cestas básicas às famílias atingidas. Segundo a secretaria de governo do Amazonas, cerca de 370 mil pessoas em todo o estado já foram contempladas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições