MENU

Cidade gaúcha suspende aulas em 8 escolas por causa do frio

Cidade gaúcha suspende aulas em 8 escolas por causa do frio

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 2:22

A prefeitura de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, decidiu suspender as aulas em seis escolas municipais e duas estaduais devido ao forte frio que atinge a cidade.

Segundo o secretário de Turismo de São José dos Ausentes, Alviro Rocha, as aulas estão suspensas desta segunda-feira (27) até quarta-feira (29). Na quinta-feira (30), alunos e professores retomam as aulas.

“Conversamos com o departamento de meteorologia local que informou que não faz tão frio na cidade desde 1991. Agora, os termômetros marcam 2,8º C ao sol, mas há vento, e a sensação térmica é de temperatura negativa”, diz o secretário, que falou com o G1 por volta das 13h30 desta segunda-feira.

Durante a madrugada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar -2,7ºC e chegou a nevar.

Frente fria

Uma frente fria voltou a cobrir o Sul do país na noite de domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27), quando os termômetros marcaram temperaturas negativas na região e nevou em três cidades de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A menor marca registrada pelas estações do Inmet no Sul foi em Urubici, em Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -5,7ºC. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram), que verifica as marcas no estado, também registrou esta marca em Urubici.

Em  São Joaquim, turistas e moradores aproveitaram a

 chegada da neve (Foto: Anselmo Nascimento/Mural/Futura Press)     Já em Porto Alegre a mínima chegou a 5,6ºC. Na serra gaúcha, Bento Gonçalves registrou 0,9ºC e Bom Jesus, -2,2ºC.

No Paraná, a cidade de Entre Rios marcou a mínima no estado: -3,4ºC. Curitiba teve marca de 0,3ºC. Outras cidades da região Sul, embora não tivessem registrado neve, também apresentavam temperaturas negativas.

Sem previsão de neve

Segundo o meteorologista do Inmet Flávio Varone, o frio irá continuar na região Sul do país, mas não há mais previsão de nevar nos estados. “A tendência é que o frio registrado nesta madrugada diminua e não deve mais ter neve nesta semana”, diz Varone.     Campo coberto de gelo às margens da rodovia SC-438, perto de

São Joaquim (SC) (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE )

veja também