Com medo de tiroteios, moradores em São Conrado blindam portarias

Com medo de tiroteios, moradores em São Conrado blindam portarias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Após o tiroteio entre a polícia e criminosos que assustou moradores de São Conrado, na Zona Sul do Rio, no último sábado (21), muitos prédios de luxo concluíram que o investimento feito ao blindar suas portarias valeu a pena.

Pouco antes dos acontecimentos do último fim de semana no bairro - que tem o IPTU mais caro do Rio - a empresa Blindaço blindou a portaria de um prédio na orla da praia. O valor do trabalho ficou em aproximadamente R$ 34 mil reais e o vidro pode aguentar tiros de submetralhadoras.

“Os prédios procuram blindar suas portarias por medo de balas perdidas ou invasão de criminosos”, contou Leonardo Tahan, gerente comercial da empresa.

A estudante Catarina Zeccin, moradora do edifício da Avenida Prefeito Mendes de Moraes, que adquiriu a blindagem há duas semanas, ficou aliviada em saber que pode contar com essa proteção. Além da portaria, Catarina contou que a porta social de sua casa também é blindada.

“É uma segurança que poucas pessoas podem ter. Eu, por exemplo, ando em um carro blindado. Tenho medo de sair e ser atingida por uma bala perdida ou ser assaltada. A blindagem na portaria é uma novidade positiva”, acredita.

Blindagem suporta tiros de fuzil A blindagem de uma portaria pode ser feita de diferentes maneiras. Na maioria das vezes, envolve uma obra de alvenaria e leva em média 30 dias. Segundo Augusto Araújo, proprietário da empresa Panzer Blindagens, os edifícios podem adquirir vidros blindados que suportam até tiros de fuzil. No sábado, a Polícia Militar apreendeu oito fuzis que estavam com os criminosos que invadiram o Hotel Intercontinental e chegaram a fazer reféns.

Alguns condomínios optam por blindar apenas a guarita, outros preferem investir em toda a portaria. “Já fizemos o orçamento, nossa intenção é blindar o quanto antes. Estamos com medo”, disse a Carlota Costa, administradora de um prédio da orla de São Conrado.

Segundo Augusto, a blindagem de uma portaria custa bem menos do que blindar um carro, por exemplo. O motivo é o tipo de vidro usado.

“A blindagem de carros é mais comum e custa mais caro porque o vidro usado precisa ser muito leve, para o carro não perder a potência. No caso de portarias, a blindagem é outra”, disse. Em caso de dano no vidro, as empresas prometem que a troca da blindagem sai a preço de custo.

Tiroteio e reféns

No último sábado, por volta das 8h da manhã, criminosos fortemente armados trocaram tiros com policiais militares na Avenida Aquarela do Brasil. A polícia acredita que 50 a 70 suspeitos tenham participado da ação. Alguns deles invadiram o Hotel Intercontinental, no mesmo bairro, e fizeram 35 reféns, entre hóspedes e funcionários . Dez crimonosos foram detidos, entre eles um menor.

A Polícia Civil está analisando imagens do circuito interno de segurança do hotel e de edifícios próximos para tentar identificar os outros criminosos.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições