Com previsão de mais frio no Sul, inverno começa às 20h09 no Brasil

Com previsão de mais frio no Sul, inverno começa às 20h09 no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

O inverno começa oficialmente no hemisfério Sul às 20h09 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 20 de junho. A previsão para os próximos três meses é de temperaturas até mais baixas que o normal no Sul do País. Já para as outras regiões, apesar de haver algumas variações, as temperaturas devem ficar acima da média, com menor volume de chuva e temporadas mais secas.

Previsão: Inverno começa com tempo instável no Sul e Sudeste nesta quarta-feira

Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo Meteorologia, neste ano, diferentemente do ano passado, deverá normalidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña. Em 2011, o País ficou sob ação do fenômeno La Niña e isso favoreceu a passagem de muitas ondas de frio. Neste ano a situação tende a ser diferente em algumas regiões do Brasil, como no Sudeste.

De forma geral, há uma tendencia de menores volumes de chuva que a média neste próximo trimestre no centro do Brasil e na maior parte do Norte, do Nordeste e do Sudeste. O Sul deve ter bastante chuva nos próximos meses, especialmente em agosto e setembro. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que geralmente registram as temperaturas mais baixas do País nesta época do ano, devem ter bastante frio, até mais forte que o normal.

O começo do inverno deverá ter a cara da estação. Uma forte frente fria provoca chuva no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além de derrubar as temperaturas. 

Veja abaixo mais detalhes da previsão para os meses de inverno:

JULHO- O mês de julho apresenta pouca chuva em toda a região central do Brasil, o que é bastante comum nesta época do ano. A umidade relativa do ar atinge baixos valores em Mato Grosso, em Goiás e no Piauí.- Na região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul a chuva diminui com relação a junho.
- O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatura na maior parte do País, e até no Acre, (fenômeno da friagem) no fim do mês, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

AGOSTO
- Em agosto, a maior parte das frentes frias atua apenas no Sul do Brasil. Apenas dois sistemas chegam ao Sudeste, nos primeiros e nos últimos dias do mês. As frentes frias e seus ciclones extratropicais associados devem provocar bastante chuva no Rio Grande do Sul.
-  As ondas de leste (fenômeno comum no Nordeste, nesta época do ano) provocam chuva significativa no leste da Paraíba, em Alagoas e em Sergipe.
- Não é época de chuva no Sudeste e o total acumulado fica entre normal e abaixo da média. Só há previsão de frio significativo no Sudeste e no Centro-Oeste apenas no fim do mês.

SETEMBRO
- Sistema de alta pressão predomina na primeira quinzena do mês e dificulta a formação de nuvens de chuva. A região Centro-Oeste registra baixos índices de umidade.
- As frentes frias são fracas. Na segunda quinzena três sistemas chegam ao Sudeste.
- As massas polares já não são mais intensas o suficiente para provocar resfriamento significativo.
- Chove mais que o normal no Paraná com a permanência de frentes frias.


Leia também:  GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições