Comissão da Verdade vai solicitar depoimento de Dilma sobre tortura

Comissão da Verdade vai solicitar depoimento de Dilma sobre tortura

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Valor Online

A Comissão da Verdade vai solicitar um acervo com mais de 700 processos de presos e torturados pela ditadura militar ao Conselho de Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG). Entre eles, um depoimento inédito da presidenta Dilma Rousseff em que ela revela ter sido torturada em Juiz de Fora (MG), em 1972, o que ainda não era conhecido.

O pedido da Comissão foi decidido em reunião realizada nesta segunda-feira, no escritório da Presidência da República, em São Paulo. A lei que criou o colegiado já prevê o acesso aos arquivos da Comissão de Anistia, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos e do Arquivo Nacional, além de possibilitar a solicitação de outros arquivos públicos ou de comissões semelhantes.

Reportagens do \"Correio Braziliense\" e do \"Estado de Minas\" divulgaram relatos de Dilma à comissão mineira, em 2001. À época, ela era secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. No depoimento, Dilma conta que além de ter sido presa e torturada em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi levada a Juiz de Fora, em 1972, onde foi submetida à tortura no chamado \"pau-de-arara\", a choques elétricos e afogamentos.

Os militares tentavam tirar da então estudante e militante política a confissão de que tentava ajudar um colega de militância, Ângelo Pezzuti, a fugir da Colônia Magalhães Pinto, hoje Penitenciária de Neves. Os repressores interceptaram bilhetes de Pezzuti em que ele pedia a ajuda de Stela (codinome usado por Dilma). Ela, no entanto, nunca recebeu os recados.

A assessoria da Presidência informou que Dilma, em viagem oficial ao México, não deve se pronunciar mais sobre o assunto, uma vez que ela já depôs ao Conedh-MG.


Leia também:  GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições