Comunidade no Pará terá sistemas alternativos de energia

Comunidade no Pará terá sistemas alternativos de energia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Sistemas alternativos de energia deverão ser implantados em comunidades isoladas no Pará, a partir de setembro deste ano. Segundo a Celpa, empresa de energia do estado, o primeiro projeto-piloto começa a funcionar na comunidade Santo Antônio, em Breves (PA). A cidade, segundo a Celpa, fica distante cerca de 17 horas de Belém, com acesso apenas por transporte fluvial. Na comunidade, ainda de acordo com a empresa, deverão ser implementados dois tipos de sistema de geração: um deles será uma miniusina, que vai utilizar biomassa como combustível; o  outro método utiliza painéis solares.

A miniusina deve gerar energia a partir da queima de resíduos produzidos pela serraria da comunidade. Serão atendidos cerca de 43 consumidores. Já os painéis solares vão produzir energia para seis famílias. O projeto é uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Celpa. As medidas, segundo a empresa, já têm autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Celpa, os sistemas alternativos viabilizam a chegada de energia em comunidades nas quais a extensão de rede é inviável, devido à necessidade de travessias de rio superiores a um quilômetro e à grande dispersão dos consumidores.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições