Construções irregulares causam desequilíbrio no Sistema Cantareira

Construções irregulares causam desequilíbrio no Sistema Cantareira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Construções irregulares ao redor de represas causam desequilíbrio ambiental na região do Sistema Cantareira, na Grande São Paulo. Formado por rios de Minas Gerais e do interior de São Paulo, ele abastece mais de 9 milhões de pessoas.

Para erguer mansões e condomínios de luxo à beira das cinco represas do sistema, grandes áreas precisam ser desmatadas. Com isso, a terra perde sustentação e qualquer chuva mais forte causa desmoronamentos.

“Quando chove, vem o material sólido para a represa. Isso prejudica tanto a qualidade quanto a quantidade do volume. Perde volume com esse material na represa“, disse Carlos Roberto Dardes, gerente de recursos hídricos da Sabesp.

O assoreamento deixa a represa mais rasa. É o que ocorre na represa Paiva Castro, reservatório entre Mairiporã, Franco da Rocha e Caieiras.

Bairros inteiros de Mairiporã surgem onde estão rios e nascentes que deságuam na represa. “Temos percebido o crescente dessa ocupação irregular. São mais famílias que compram lotes clandestinos ou simplesmente que invadem área sem nenhuma infraestrutura”, disse o ambientalista Carlos Conde. A Secretaria do Meio Ambiente diz que está intensificando a fiscalização.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições