Consulado dos EUA revoga alerta para viagens ao litoral paulista

Consulado dos EUA revoga alerta para viagens ao litoral paulista

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Consulado dos Estado Unidos em São Paulo emitiu nesta quarta-feira (12) comunicado oficial - assinado pelo chefe da seção consular David Meron - revogando a recomendação que havia sido feita, em relatório do dia 23 de abril, para que cidadãos daquele país evitassem viajar à costa sul do estado de São Paulo - Praia Grande, Santos, São Vicente e Guarujá - por conta da onda de violência. No relatório do mês passado, as autoridades norte-americanas citavam especificamente a ocorrência de 13 assassinatos nessas praias no período de uma semana.

A decisão de revogar o alerta foi feito após reunião entre autoridades do Consulado dos EUA e a direção da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, na sexta-feira (7), na qual chegou-se ao consenso de que a situação nas praias paulistas está sob controle.

Apesar da retirada do alerta, as autoridades norte-americanas continuam orientando seus cidadãos em viagens ao Brasil a tomar as precauções necessárias para evitar incidentes.

Comunicado de alerta a cidadãos norte-americanos em viagens a localidades em que a segurança é questionada não é novidade. Orientação semelhante já havia sido feita em 2006 para cidades paulistas que sofreram onda de ataques de uma facção criminosa.

Em 27 de abril, o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) chegou a cogitar enviar uma nota de repúdio ao consulado norte-americano. Os prefeitos da região se mostraram indignados com a orientação para que norte-americanos evitassem viajar para Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande até que a onda de violência fosse encerrada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições