Copa do Mundo não se resumirá às 12 cidades-sede, diz ministro do Turismo

Copa do Mundo não se resumirá às 12 cidades-sede, diz ministro do Turismo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

As 12 cidades brasileiras que forem escolhidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 não serão as únicas a receber turistas naquele período. A afirmação foi feita no último dia 3 de fevereiro pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto. Ele disse que a Copa de 2014 será a Copa do Brasil, mas ressaltou que, além das cidades-sede, estão sendo preparados mais 65 destinos turísticos no país.

O ministro, que se reuniu em São Paulo com autoridades do estado, da prefeitura e do São Paulo Futebol Clube, está visitando as 17 cidades que se candidataram a sediar jogos da Copa. Para ele, todas têm boas condições e excelentes projetos. ''Nenhuma cidade está totalmente preparada para abrigar os jogos, o que é natural. Mas ainda faltam cinco anos, e esse tempo será suficiente para terminar as obras necessárias'', comentou.

Barretto acredita que as obras de infra-estrutura sejam entregues na data porque haverá um Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) específico para a Copa, assim que a Fifa anunciar as 12 cidades-sede. ''O PAC para Mobilidade Urbana ficará sob os cuidados da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, e privilegiará a construção de corredores de ônibus, metrôs e trens de alta velocidade'', informou.

De acordo com Barretto, não há possibilidade de o Brasil não estar pronto para receber a Copa, como aconteceu com a Colômbia, que sediaria a Copa de 1986. O país não teve condições e a competição foi transferida para o México. ''Quem faz um carnaval como o nosso, um réveillon na Paulista e em Copacabana, sabe organizar eventos. Temos todas as condições de sediar a Copa sem problemas''.

O ministro destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem real consciência da importância de uma Copa: ''O presidente sabe que esta é uma grande oportunidade de negócios para o Brasil e conhece a experiência de outros países que sediaram eventos''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições