MENU

Corpo de Alencar deixa Planalto e segue para velório em BH

Corpo de Alencar deixa Planalto e segue para velório em BH

Atualizado: Quinta-feira, 31 Março de 2011 as 8:09

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar deixou o Palácio do Planalto às 6h34 desta quinta-feira (31) para ser levado a Belo Horizonte, onde será velado no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. O Palácio do Planalto confirmou que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão juntos a Minas para participar do velório.

O caixão com o corpo de Alencar foi conduzido pela rampa do Planalto e seguiu em um carro aberto dos Bombeiros até o aeroporto de Brasília, onde foi embarcado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo decolou pouco depois das 7h30. Acompanham o traslado o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, parentes de Alencar e um dos seus ex-assessores.

Alencar morreu às 14h41 desta terça (30), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de falência múltipla de orgãos, decorrente do câncer que o ex-vice-presidente enfrentava havia 13 anos.

Segundo a Presidência, o corpo de José Alencar deve ser recebido no aeroporto pelo governador Antonio Anastasia e pelo vice, Alberto Pinto Coelho. O cortejo vai seguir pelas avenidas Antônio Carlos e Avenida João Pinheiro até chegar ao Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais.

A previsão é que o corpo do ex-vice-presidente chegue ao palácio por volta das 8h30. Às 9h o velório vai ser aberto ao público. A cerimônia será encerrada às 13h. A partir daí, haverá uma cerimônia privada à família. A cremação do corpo de Alencar está ocorrer às 14h.

Despedida em Brasília

Nesta quarta-feira, um velório foi organizado no Palácio do Planalto, em Brasília. Cerca de 9 mil pessoas foram ao palácio para se despedir do ex-vice-presidente. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram juntos, às 21h26, no salão do Palácio do Planalto onde era velado o corpo do ex-vice-presidente José Alencar. Os dois cumprimentaram a mulher de Alencar, Mariza, o filho, Josué, e familiares.

Lula chegou chorando. Aos prantos, ao lado do caixão, ele beijou o corpo de Alencar. Dilma também se aproximou do caixão e colocou a mão sobre as mãos do ex-vice-presidente.

A presidente e o antecessor viajaram juntos desde Portugal, onde participaram da cerimônia na qual Lula recebeu o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Coimbra. O ex-presidente dedicou o título a Alencar.

veja também