Debate entre candidatos no Paraná transcorre em clima morno

Debate entre candidatos no Paraná transcorre em clima morno

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Encontro só teve um pedido de direito de resposta, não atendido. Quem mais atacou foi Luiz Felipe Bergmann, do PSol Contrariando a expectativa, o debate entre os quatro principais candidatos ao governo do Paraná, promovido pela RPC/Globo, não foi uma guerra. Bastante sereno, principalmente no confronto Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), só teve um pedido de direito de resposta, e que não foi atendido. Quem mais atacou foi Luiz Felipe Bergmann, do PSOL, que se referiu ao tucano como “playboy de cidade” e chamou o pedetista de homem ligado ao agronegócio.

Conduzido pela jornalista Sandra Annenberg, o programa, que contou ainda com a presença de Paulo Salamuni (PV), terminou aos 30 minutos da madrugada de terça para quarta-feira. A primeira pergunta, por sorteio, foi formulada por Salamuni a Beto Richa, sobre a aplicação de recursos públicos em obras para a Copa do Mundo de 2014. O tucano respondeu ser contrário a investimentos oficiais em áreas particulares, mas fez uma ressalva: os benefícios serão grandes, principalmente quanto à infraestrutura, defendendo o esforço da prefeitura de Curitiba.

Comparações

Na sequência foi abordado o tema emprego, quando Beto Richa endereçou pergunta a Osmar Dias, que respondeu invocando o governo Lula e, citando números, fez uma comparação com o governo Fernando Henrique Cardoso. O pedetista reafirmou sua intenção de criar uma agência de fomento econômico.

Pedágio, segurança pública e saúde foram outros assuntos em pauta. Enquanto Osmar Dias e Beto Richa repetiam as promessas de campanha, insistindo na questão do tráfico de drogas na fronteira, Salamuni defendia a importância do crescimento da onda verde na atual eleição e a necessidade de maior atenção ao ensino – para que se recupere o “prazer de aprender e a alegria de ensinar”.

Já Bergmann, quando se dirigia a Beto e Osmar, não poupava críticas. Sobre a corrupção, disse que ela está enraizada no financiamento privado de campanha, que deve se tornar público, com uma reforma política. “Aí, ninguém mais vai gastar fortunas para comprar votos”, disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições